terça-feira, 29 de agosto de 2023

EM CARTA ABERTA DOM JAIME EXALTA A IMPORTÂNCIA DA PASTORAL DO DÍZIMO NA ARQUIDIOCESE DE NATAL


ARQUIDIOCESE DE NATAL 
CARTA AOS DIZIMISTAS E AGENTES DA PASTORAL DO DÍZIMO 
DÍZIMO: VOCAÇÃO, COMPROMISSO COM O AMOR 


Estimados Dizimistas e agentes da Pastoral do Dízimo

Neste mês de setembro comemoramos o mês do Dízimo. Não só louvamos a participação e a colaboração dos dizimistas, conscientes de sua responsabilidade na comunidade, mas também agradecemos a Deus pelo incansável e indispensável trabalho dos agentes da Pastoral do Dízimo. Nossa Igreja Particular se sente feliz pela caminhada da Pastoral do Dízimo, pela sua insistência em criar uma pastoral orgânica que trabalhe diretamente com a evangelização, com espírito missionário, com a busca de uma autonomia e autossustentação da Igreja, para que, livre, possa cumprir a sua missão de comunidade de comunidades, Igreja da Palavra, da Liturgia e da Caridade. 

O dízimo, como bem sabeis, tem sua origem na Bíblia. Sobretudo como forma de agradecimento pelos bens recebidos por Deus e que são doados para o templo e para as necessidades do povo de Deus. Com Jesus, a dinâmica do dízimo vai além de uma colaboração material. Jesus deseja que os seus seguidores deem a vida, imitem o seu exemplo de serviço e de caridade (cf. Mc 9,35; Jo 13,14.15). A partir de Jesus o dízimo deverá sempre ser expressão de amor, de partilha, proveniente da experiência da fé. Agora a ênfase se dá na compreensão de que a Igreja é formada por todos os batizados e todos são responsáveis por ela. E, sobretudo, o dízimo tem como objetivo principal o exercício da missão da Igreja. De fato, nas suas dimensões eclesial, religiosa, missionária e caritativa, a Pastoral do Dízimo é chamada a evangelizar, cuidar da vida da comunidade. Evangelizar é levar a todos a mensagem de salvação, de graça e de paz que Jesus anunciou, levando os homens e as mulheres a assumir o estilo de vida de Jesus. 

Neste ano vocacional, o tema que iluminará as reflexões, as formações, o encontrão, a espiritualidade dos agentes e a mensagem que queremos enviar aos dizimistas, homens e mulheres responsáveis e chamados a colaborar na vida e na missão da Igreja, visa chamar a atenção de todos para que se sintam “vocacionados”, isto é, chamados a um compromisso de amor. O versículo bíblico que foi escolhido como lema, expressa essa realidade: “E eu ouvi a voz de Javé que dizia: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’. E eu respondi: ‘Eis-me aqui, envia-me!’ (Is 6,8)”. Desejo a todos os agentes da Pastoral do Dízimo, como também aos dizimistas, que vivam sempre com as bênçãos do Bom Deus que nos deu tanto bem em Jesus Cristo e no seu Espírito Santo, e que nos fez capazes de também dar a nossa vida para o seu serviço e sua glória, manifestando no bem que fazemos aos irmãos e irmãs.

Dom Jaime Vieira Rocha
Administrador Apostólico de Natal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS