Um momento de oração mariano e um momento de adoração eucarística podem ser realizados juntos
Nossas comunidades devem ser casa de oração. Na vida do cristão a oração deve ser constante. Mas podemos rezar sempre melhor para obter os frutos espirituais e a graça santificante.
Adoração ao Santíssimo
Vamos nos colocar nessa bela imagem que é a igreja em silêncio para a exposição do Santíssimo Sacramento que é colocado sobre o altar, em um ostensório, ladeado por diversas valas. Os sentimentos levam à oração e o pensamento voa a Deus. Os fiéis, diante do Santíssimo sacramento começam a recitação do Rosário. Pode rezar o Rosário diante do Santíssimo?
Ensinamento da Igreja
Uma indicação da Congregação do Culto Divino de 1997 indica que “não se deve expor a Eucaristia só para recitar o Rosário (terço), mas entre as orações que podem fazer-se diante da Eucaristia exposta, pode incluir-se certamente a recitação do Santo Rosário (terço), sublinhando-se os seus aspectos cristológicos com leituras bíblicas relativas aos mistérios, e deixando espaços para a meditação silenciosa e adorante dos mesmos”.
Resumindo, pode rezar o Rosário, mas não só. Dentro do momento de adoração ao Santíssimo Sacramento devem ser inseridas orações, cânticos e leituras bíblicas que façam referência ao mistério da eucaristia.
Olhar para Jesus
O sentido dessa orientação a Igreja é para que se possa dedicar a um verdadeiro momento de adoração ao Senhor. Outra coisa, o Santíssimo sacramento é exposto para que os fiéis “vejam” Jesus e não o contrário. Não é feita a exposição do Santíssimo para que Jesus veja os fiéis rezando o Rosário.
A instrução Redemptionis Sacramentum, no número 137, também toca nessa questão. Ela não “proíbe” o Rosário diante do Santíssimo, ao contrário, indica que pode ser “incluído” dentro do momento de Adoração: “A exposição da Santíssimo Eucaristia realize-se sempre segundo as prescrições dos livros litúrgicos. Diante do Santíssimo Sacramento conservado ou exposto não se exclua também a oração do Rosário, admirável “na sua simplicidade e elevação”. Entretanto, sobretudo quando se faz a exposição, dê-se destaque à índole desta oração enquanto contemplação dos mistérios da vida de Cristo Redentor e do desígnio de salvação do Pai omnipotente, utilizando especialmente leituras tomadas da Sagrada Escritura”.