quinta-feira, 10 de julho de 2025

Sacerdotes felizes (Pe. Campos)

Trata-se de um tema bastante atual que merece uma crônica ou até mesmo um artigo. Foi o conteúdo do pronunciamento do santo padre Leão XIV, dirigido aos presbíteros que representavam a suas arquidioceses, dioceses, prelazias e vicariatos apostólicos presentes no mundo inteiro. A locução aconteceu em Roma/Vaticano, no dia 26 de junho, no Auditório Conciliação, por ocasião do Jubileu dos Sacerdotes.

De que felicidade o papa falou? Não é a felicidade de um mundo secularizado que prioriza o ter em troca do ser, nem muito menos, aquilo que a sociedade pós-moderna oferece como status social. Mas, da figura do padre quando ele é verdadeiramente discípulo e missionário de Jesus Cristo, não somente para a comunidade cristã, mas para a toda sociedade onde ele atua. É aí que ele se torna uma referência importante, uma luz e uma força. É uma pessoa realizada e feliz que ajuda os outros a darem um sentido a vida.

A história da Igreja é repleta de sacerdotes fantásticos, servidores humildes e corajosos, profetas e mártires, verdadeiros campeões em humanidade que transmitiram e transmitem com a própria vida e testemunho a alegria do evangelho. Também hoje, há muitos padres assim. Louvado seja Deus.

O Concilio Vaticano II (1962-1965), especialmente no Documento “Da ordem dos presbíteros”, lembra aos padres que é pela unção do Espírito Santo que eles são enviados para serem anunciadores das bem-aventuranças que proporcionam a todos a verdadeira felicidade. Tudo isso é possível se nós presbíteros seguirmos com fidelidade a mesma missão do Senhor.

O Evangelho de João lembra que ser pastor é um caso de amor e de comunhão de vida com Jesus. O Bom Pastor dá a Vida pelas Ovelhas (Cf. Jo 10), nisso consiste a verdadeira felicidade dos sacerdotes. O saudoso Papa Francisco nos lembra que o verdadeiro pastor, a semelhança de Jesus Cristo, é aquele que sente o cheiro das ovelhas e com elas se identifica e juntos trilham o caminho do Senhor em busca da felicidade.

Rezemos pelos nossos padres para que sejam sempre sacerdotes felizes.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO