sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Sábado Memória de São Francisco de Assis Religioso

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

Hoje celebramos com alegria e reverência a memória de São Francisco de Assis, um dos santos mais amados da Igreja. Homem simples, pobre, apaixonado por Cristo e por toda a criação. Francisco não apenas pregou o Evangelho, ele o viveu radicalmente, tornando-se um reflexo vivo do amor de Deus.

Na Primeira Leitura, o profeta Baruc exorta o povo a não esquecer os mandamentos de Deus, mesmo em meio ao exílio e à dor. É um chamado à conversão, à esperança e à fidelidade. São Francisco também viveu esse chamado: renunciou às riquezas, à vaidade e ao poder, para abraçar a cruz de Cristo e viver segundo o Evangelho. Ele nos ensina que a verdadeira liberdade está em viver para Deus.

O Salmo de hoje é um clamor dos pobres e perseguidos. “Nosso Deus atende a prece dos seus pobres”, essa é a certeza que sustentou Francisco em sua missão. Ele se fez pobre entre os pobres, e encontrou neles o rosto de Cristo. Que também nós aprendamos a escutar o clamor dos pequenos, dos esquecidos, dos que sofrem.

Já o Evangelho nos mostra os discípulos voltando alegres da missão, e Jesus revelando que viu Satanás cair do céu como um relâmpago. Ele exulta no Espírito Santo e louva o Pai por ter revelado os mistérios do Reino aos pequeninos. Aqui está o coração da espiritualidade franciscana: a alegria da missão, a simplicidade dos pequenos, a humildade que abre espaço para Deus.

Francisco foi esse “pequenino” que acolheu o Reino com o coração aberto. Ele viu a beleza de Deus em cada criatura, e viveu com alegria, mesmo nas provações. Sua vida foi uma resposta ao chamado de Jesus: “Vai e reconstrói a minha Igreja”.

Hoje, somos convidados a viver com mais simplicidade, mais gratidão e mais coragem. Que São Francisco nos inspire a sermos instrumentos da paz, da reconciliação e do amor. Que possamos também exultar no Espírito, como Jesus, e reconhecer que a verdadeira sabedoria está em sermos pequenos diante de Deus.

Que nossa oração seja como a de Francisco: "Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz."

Assim seja!


Já que você chegou até aqui, e quer ficar mais bem informado sobre o que acontece na Igreja Católica, clique neste (LINK) e siga o Canal da CAD Natal no WhatsApp, aqui, você fica bem informado.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO