Por Monasa Narjara
A diocese de Macapá (AP) instituiu no domingo (19) a pastoral dos shoppings, no Shopping Macapá, com sua primeira missa celebrada pelo bispo de Macapá, dom Antônio de Assis Ribeiro. Essa nova pastoral, segundo a diocese, “nasce com o propósito de levar a presença da Igreja aos colaboradores, lojistas e visitantes dos shoppings, e oferecer momentos de espiritualidade, escuta e acolhimento”.
“A Igreja Católica sempre quis estar em todos os espaços, lá onde Jesus gostaria de estar presente”, disse dom Antônio em sua homilia. “A Igreja faz isso levando uma mensagem séria, a pregação da Palavra de Deus encarnada na vida do povo. Isto é Igreja em saída”.
“Hoje, neste mundo pós-moderno, temos muitos contextos onde devemos estar presentes”, disse o bispo. Sem eliminar “o compromisso com as comunidades locais”, o bispo disse que é preciso reconhecer “que há pessoas que passam o dia todo nesses locais por trabalho ou por vínculos afetivos”. “A Igreja deve estar atenta a esses novos nichos de evangelização”, disse dom Antônio.
A presidente da Renovação Carismática Católica (RCC) no Amapá, Aldaleia Brazão, responsável pela pastoral dos shoppings disse que o serviço começa “antes da missa” dominical do Shopping Macapá, que ocorre todos os domingos, às 11h, na sala B do cinema Movicom.
Segundo Brazão, o objetivo da pastoral “é manter a evangelização viva e a Igreja em movimento” e por isso, eles passam “pelo shopping fazendo panfletagem e animação para convidar as pessoas” para a celebração.

