sábado, 5 de julho de 2025

DISCÍPULO DE JESUS, OU A TURMA QUE O LEVOU A CRUZ? (Pe. Joaquim Barbosa)


Servir a Jesus é cuidar dos pobres e necessitados: de todos aqueles e aquelas que estão à margem e nem lhes é permitido chegar ao altar.

O que mais existem hoje em nosso meio, são reuniões de pessoas e não uma Comunidade reunida em oração, com o propósito de, ao sair dali, seguir direto para ajudar e visitar quem passa por necessidade. Na maioria das vezes saem para os banquetes, onde se come e é grande o desperdício de alimento, que vai para o lixão, enquanto os Lázaros da vida estão a porta do templo, mendigando um bocado para sua matar sua fome.

Os membros dessas reuniões: missas e cultos, desejam curas, milagres, enriquecimento, prosperidade, casamento ajustados, libertação dos vícios, reza pelos mortos, vida eterna para quem já morreu; em contraposição, nenhuma preocupação com os vivos que tanto necessitam da saúde física, mental, espiritual, social, emocional,... basta um abraço, um sorriso, um olhar já os anima. É necessário se IMPORTAR do mesmo jeito e no mesmo peso que Jesus, por estes irmãos e irmãs.

A fé destes membros é construída nos mortos, nas coisas mortas e passageiras, na efemeridade, nos deleites momentâneos, na materialidade, na posição que ocupa, no status, no prestígio, não em uma vida viva e atuante, neste Deus vivo e verdadeiro que Jesus nos mostrou e que atua em todos nós, quando cuidamos do sofredor/a.

Ser CRISTÃO não é defender ideias, mas viver os ideais de vida deixados por Jesus Cristo, através da prática constante, consciente e concreta, que chama-se CARIDADE, pois todos somos irmãos e irmãs e temos valor igual aos olhos de Deus; e não sair ostentando que foi batizado, crismado, cadado, que vai a missa, que comunga, que é ministro, catequista, Diácono, Padre, Bispo, que ler a Biblia todo dia, ou membro de uma Pastoral.

Não fique se escondendo atrás da Bíblia ou da igreja-templo, da Pastoral ou de um titulo: "tudo so serve se se tornar um SERVICO" ao outro. Você pode até ler a Bíblia, vestir-se elegante e fazer bonitas pregações, ter um semblante piedoso, mas não engana a Deus, ao contrário, está se arruinando, se auto envenenando, se não tem amor dentro de si para distribuir a maneira que nosso Mestre Jesus exige de todos nós. Somente se dá do que se tem, seja bom ou, ruim.

Vivendo somente para si, seu viver é pobre perante Deus e não alcança o Reino, o lugar pleno que Jesus prometeu, mas chegará diante de Deus sozinho; Mas se teve uma vida atuante dentro da Comunidade com seu povo, chegará diante de Deus carregado de boas ações, e Jesus lhe aguarda, para de mãos dadas, entrar com você e apresentá-lo ao Pai.

Quando se faz o mal, expulsa-se de perto de si o Bem, que é feito pelas pessoas de bem.

Quem faz o Bem não tem medo da cruz, porque Jesus está consigo.

A dinâmica de quem visa o lucro do dinheiro é acabar com quem busca conversão e vivência aos valores do cristão. Por isso que, ainda hoje, em nossos dias e em nosso meio pastoral, ainda há tantos Herodes e Pilatos, Jezabel e Herodíades, Pilatos, Anás e Caifás. 

Pensemos nisso.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO