quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

CCM PROMOVE CURSO VOLTADO PARA OS DIÁCONOS PERMANENTES

“O diácono permanente: identidade e responsabilidade missionária” 
Curso presencial | De 4 a 8 de março de 2024 

Prezados diáconos permanente e candidatos ao diaconato permanente, saudações missionárias! O Centro Cultural Missionário (CCM), a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão Nacional de Diáconos Permanentes promovem entre os dias 4 e 8 de março de 2024, o encontro de formação para diáconos permanentes e para aqueles que estão no processo de formação para o diaconato, com o tema: “O diácono permanente: sua identidade e responsabilidade missionária”, a partir das inspirações do Diretório do ministério e da vida dos diáconos permanentes. 

Cada diácono é convidado a aprofundar, em cada etapa de sua vida, a consciência de sua consagração para a missão, fruto da ordenação, para qualificar progressivamente a vivência do dom recebido e o serviço a ser prestado: “A Ordem sagrada confere ao diácono, mediante os dons sacramentais específicos, uma especial participação na consagração e missão d'Aquele que se fez servo do Pai na redenção do homem e o insere, dum modo novo e específico, no mistério de Cristo, da Igreja e da salvação do homem. Por este motivo, a vida espiritual do diácono deve aprofundar e desenvolver esta tríplice relação, na linha de uma espiritualidade comunitária na qual se tende a testemunhar a natureza da comunhão da Igreja” (Diretório, 46). 

O Papa Francisco exortou os diáconos permanentes ao exercício do serviço na Igreja, como modo de viver a missão: “Se evangelizar é a missão dada a cada cristão no batismo, servir é o estilo segundo o qual viver a missão, o único modo de ser discípulo de Jesus. É sua testemunha quem faz como Ele: quem serve os irmãos e as irmãs, sem se cansar de Cristo humilde, sem se cansar da vida cristã que é vida de serviço.” (Jubileu dos Diáconos, 29 de maio de 2016). É dentro deste espírito que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa buscando corresponder ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja cada vez mais defensora da vida, servidora e missionária.

Fraternalmente,

Dom Maurício da Silva Jardim Bispo de Rondonópolis-Guiratinga-MT
Presidente da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial

Pe. Tiago Ávila Camargo
Diretor geral do CCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS