Leão XIV, ao se se aproximar o tempo da Quaresma, procura encorajar os fiéis para que voltem o olhar "para Jesus e o seu amor por nós". Além da mensagem divulgada nesta sexta-feira (13/02) por esse "tempo de conversão", para "abster-se de palavras que ferem o próximo", na última Audiência Geral motivou para "diadiariamente tomar as próprias cruzes e seguir a Cristo".
Por Andressa Collet - Vatican News
O Papa Leão XIV acaba de divulgar nesta sexta-feira (13/02) a mensagem para a Quaresma, reforçando as palavras dirigidas aos fiéis de língua inglese na Audiência Geral da última quarta-feira (11/02), provenientes da Inglaterra, Holanda, Suécia, Israel e Estados Unidos:
"Na próxima quarta-feira começa o tempo da Quaresma. É um tempo para aprofundar o nosso conhecimento e amor pelo Senhor, para examinar o nosso coração e a nossa vida, bem como para voltar o nosso olhar para Jesus e o seu amor por nós. Que estes próximos dias de oração, jejum e esmola possam ser uma fonte de força, enquanto nos esforçamos diariamente para tomar as próprias cruzes e seguir a Cristo."
Com o início da Quaresma na próxima quarta-feira, 18 de fevereiro - num compromisso comum de seguir Jesus, assumindo sacrifícios, responsabilidades e renúncias pessoais - o Papa Leão XIV irá presidier uma missa na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino, em Roma, precedida pela Statio e pela procissão penitencial que partirá da Igreja de Santo Anselmo, que fica nas proximidades. O caminho rumo à Páscoa será marcado, como de costume, pelos Exercícios Espirituais do Pontífice e da Cúria Romana no Palácio Apostólico, de 22 a 27 de fevereiro.
O Tríduo Pascal
Já as celebrações do Tríduo Pascal começam na manhã da Quinta-feira Santa com a Missa dos Santos Óleos (Missa Crismal) na Basílica de São Pedro. Na parte da noite, a celebração eucarística será realizada na Basílica de São João de Latrão, a "Catedral do Bispo de Roma".
Na noite da Sexta-feira Santa, estão confirmadas as tradicionais Estações da Cruz no Coliseu, em Roma, assim como a Vigília da Noite Santa, que será realizada na Basílica de São Pedro. No Domingo de Páscoa, o Papa preside a missa na Praça São Pedro e tudo será coroado, como de costume, com a Bênção "Urbi et Orbi" proferida do balcão central da Basílica de São Pedro.
