Vai batizar uma criança na família ou será o batizado? Aprenda com o A12 como se preparar e saiba tudo sobre o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã.
![]() |
| Надія Коваль/Adobe Stock |
Diante da Festa do Batismo do Senhor, celebrado no mês de janeiro, dúvidas sobre esse Sacramento surgem. Tire todas elas junto ao A12!
Qual a origem do ato de batizar?
Batismo vem do grego baptizein e “significa ‘mergulhar’, ‘imergir’. A ‘imersão’ na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como ‘nova criatura’” (Catecismo da Igreja Católica nº 1214). Contemplando essa água pela qual passa o cristão, fazemos “memória dos grandes acontecimentos da história da salvação que prefiguravam já o mistério do Batismo” (nº 1217).
Leia mais sobre porque existe o Batismo!
Dogmas da Igreja: o batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo
O dogma “O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo” considera o batismo um sacramento instituído por Nosso Senhor, ou seja, não é uma invenção simplesmente humana. É por meio do Batismo que nos tornamos cristãos, filhos de Deus, por isso ele é o primeiro entre os sete sacramentos.
Aprenda mais sobre esse dogma!

Batismo é fonte de vocação e comunhão com a Igreja de Cristo
O Batismo é a ponte que Deus construiu entre Ele e nós, o caminho através do qual Ele se torna acessível. O Batismo é um novo nascimento, que precede o nosso fazer. Com a nossa fé podemos ir ao encontro de Cristo, mas somente Ele pode fazer-nos cristãos e dar a esta nossa vontade, a este nosso desejo, a resposta, a dignidade, o poder de nos tornarmos filhos de Deus.
Entenda melhor sobre esse presente de se tornar filho (a) de Deus
Quais são os requisitos necessários para a escolha dos padrinhos de Batismo?
Ser padrinho ou madrinha é uma honra e uma responsabilidade. Embora exista disposição e afeto pela criança e pela família, nem todos sabem o real significado de ser padrinho: ajudar no desenvolvimento espiritual do(a) afilhado(a).
Escolha bem os padrinhos para seus filhos!
Qual a diferença entre padrinhos de batismo e consagração?
Dentre os padrinhos de batismo, eles possuem precedência de estar mais à frente da formação da criança e assumem com mais intensidade, junto com os pais, a preparação, a educação das crianças na fé. Já os padrinhos de consagração terão como atitude a oração e intercessão, sem esquecer também da responsabilidade de estar junto com a criança.
Vai ser padrinho ou madrinha? Saiba mais!
Por que o batismo é realizado quando a criança é pequena?
O crescimento da Igreja, o aumento dos fiéis e a necessidade pastoral fizeram com que o rito do batismo assumisse novas perspectivas, e introduziu-se, tranquilamente, o batismo das crianças, que deveriam ser educadas na fé e, no momento da maturidade, reafirmar sua adesão a Cristo e à Igreja por meio do sacramento da Crisma.

O que é o batismo de emergência?
O batismo de emergência pode ser realizado quando uma pessoa corre risco de morte e não existe a possibilidade de recorrer a um sacerdote para que ele ministre o sacramento do batismo. Ou seja, qualquer pessoa com a devida intenção (Código de Direito Canônico, can. 861,2) pode batizar (os pais, os avós, os médicos ou enfermeiros), inclusive mesmo se não forem batizados.
Saiba mais sobre essa possibilidade!
Crianças mais velhas podem ser batizadas?
Qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que não tenha recebido o Sacramento do Batismo e que o queira, pode ser batizada na Igreja Católica. É preciso fazer catequese para receber as instruções sobre os Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Comunhão e Crisma) que receberão e estar inseridas na vida comunitária da paróquia.
Essa pode ser seu momento de iniciação na Igreja, não importa a idade! Aprenda já!
É válido na Igreja Católica meu batismo em outra igreja cristã?
Existem igrejas cristãs cujos batismos são válidos na Igreja Católica, pois atendem aos requisitos do batismo católico. As pessoas adultas de outras denominações cristãs cujo batismo é válido, e que desejam ser admitidas na Igreja Católica, devem fazer apenas a profissão de fé católica, podendo ser em uma Celebração Eucarística bem solene e com a participação da comunidade para acolhê-la.
Entenda melhor sobre batismos em outras Igrejas!
Como batizar seu filho no Santuário de Aparecida?
O Santuário de Aparecida é procurado durante todo o ano pelas famílias que desejam iniciar a vida de fé dos seus filhos no Sacramento do Batismo. Durante todos os meses, a Capela do Batismo, localizada na esplanada João Paulo II, na Fachada Sul, recebe centenas de famílias que agendam a realização deste momento especial na Casa da Mãe Aparecida.
Saiba tudo sobre como batizar na Casa da Mãe!

