quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Missa da Noite do Natal do Senhor Jesus Cristo

Querido povo de Deus, nesta Noite Santa de Natal, a Igreja nos convida a contemplar o mistério do Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós, iluminando as trevas do mundo com sua luz divina.

O profeta Isaías anuncia que o povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam a região da sombra da morte uma luz resplandeceu. Essa luz é Jesus, o Menino nascido em Belém, que multiplica o gozo e transforma a tristeza em alegria, trazendo paz aos humildes e esperança aos aflitos. Nesta noite, dissipamos as sombras do pecado e do desânimo, acolhendo o Príncipe da Paz que restabelece a aliança eterna entre Deus e a humanidade.

A carta a Tito nos recorda que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renunciando à impiedade, vivamos retamente neste mundo. O Salvador nasce para nos redimir e nos purificar de toda iniquidade, enquanto aguardamos a bem-aventurada esperança da sua vinda gloriosa. Somos chamados a ser um povo zeloso de boas obras, vivendo na expectativa vigilante do Senhor que hoje se faz pequeno em uma manjedoura.

No Evangelho de Lucas, o anjo proclama aos pastores: "Não temais! Eu vos anuncio uma grande alegria: hoje nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi". Maria dá à luz o Filho primogênito, envolvendo-o em faixas e deitando-o na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria, revelando a humildade do Rei dos reis. Uma multidão de anjos canta: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade", convidando-nos a ir ao encontro do Menino e tornar-nos mensageiros dessa alegria

Na Missa desta Noite, o Salmo 95 nos exorta a cantar um cântico novo ao Senhor, anunciando sua salvação dia após dia e proclamando sua glória entre as nações. Que o nascimento de Jesus reacenda em nós o fervor da fé, dissipando as trevas dos vícios e iluminando-nos com as virtudes da caridade e da paz. Ide, como os pastores, e levai esta Boa Nova às vossas famílias e ao mundo, para que todos contemplem a salvação do nosso Deus.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO