No dia 29 de julho de 2025, a Arquidiocese de Natal/RN abriu solenemente o centenário de nascimento de D. Heitor de Araújo Sales, o quarto bispo de Caicó/RN e quarto Arcebispo de Natal. A comemoração se estenderá até 29 de julho de 2026.
Norte-Rio-Grandense, de São José de Mipibu, foi ordenado presbítero na catedral metropolitana de Natal, no ano santo de 1950. Fez seus estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior da Prainha, em Fortaleza/CE. Em Roma fez doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, entre os anos de 1956 e 1960. Antes dessa experiência em Roma, atuou como padre na paróquia de Santa Teresinha e Nossa Senhora das Graças. Também foi capelão do Colégio Santo Antônio dos Irmãos Maristas.
Vamos encontrá-lo após os seus estudos em Roma, no Seminário de São Pedro como vice-reitor e diretor espiritual de um grupo numeroso de seminaristas. Na mesma casa de formação foi professor de língua inglesa utilizando-se do método Assimil, um sistema de aprendizagem intuitiva e de conversação que envolvia áudios e textos, considerado, à época, um método moderno. Ademais, exerceu a docência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
Após o Concílio Vaticano II (1962-1965), foi introduzida uma nova disciplina na grade curricular do seminário: Documentos Conciliares, ministrada pelo Pe. Heitor aos seminaristas dos últimos anos de formação. Em suas aulas, estudava-se as Constituições, Decretos e Declarações Conciliares.
No pastoreio de D. Nivaldo Monte, Pe. Heitor foi nomeado Vigário Episcopal para a Vida Religiosa Consagrada de 1968 a 1978, quando foi eleito bispo diocesano de Caicó. Passados quinze anos, foi transferido para a Arquidiocese de Natal onde pastoreou por dez anos (1993 a 2003). Na condição de Bispo foi membro da Sociedade Brasileira de Canonistas, SBC, e vice presidente do Regional Nordeste II.
Quem o conhece percebe a sua simplicidade que se traduz no lema que escolheu para o seu episcopado: “Na unidade, na paz e na alegria”.