terça-feira, 15 de julho de 2025

Arcebispo de Teresina alerta fiéis sobre ex-padres que aderiram à Igreja Católica Apostólica Brasileira

Dom Juarez Marques Sousa da Silva | Facebook/Arquidiocese de Teresina

Por Monasa Narjara

O arcebispo de Teresina (PI), dom Juarez Marques Sousa da Silva, alertou os fiéis de sua diocese a se manterem afastados das atividades da Igreja Católica Apostólica Brasileira.

Em nota publicada na sexta-feira, 11 de julho, o arcebispo disse que “os senhores Antônio Marcos Morais, sacerdote dispensado das obrigações da ordem sacerdotal, desligado da arquidiocese de Teresina e José Dutra Fonseca Baião, suspenso a divinis da diocese de Bom Jesus do Gurgueia, ambos, conforme determina o Código de Direito Canônico (Cân. 1333), vêm atuando em outra denominação no território” da arquidiocese de Teresina e “promovendo celebrações e atividades de caráter religioso com semelhança às práticas litúrgicas da Igreja Católica, e orientando os fiéis à participação nos sacramentos em contextos não reconhecidos pela Sé Apostólica e sem plena comunhão com o santo padre e os bispos a ele unidos”.

“Tais grupos frequentemente empregam nomes, vestimentas, símbolos e ritos que imitam os da nossa Igreja, levando a erro e dúvida”, disse dom Juarez ressaltando que “qualquer denominação que use os termos ‘Católica’ ou ‘Apostólica’ sem estar em comunhão com o papa e os bispos, e que não siga o Código de Direito Canônico, não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana”.

“Portanto, esclarecemos que os referidos sacramentos e atos religiosos não possuem legitimidade nem validade perante a Igreja Católica Apostólica Romana”, disse dom Juarez. “Exortamos todos os fiéis a buscarem o discernimento e a confirmarem a legitimidade das instituições religiosas, procurando sempre a orientação dos seus párocos e da própria arquidiocese de Teresina”.

O então padre José Dutra Fonseca Baião apresentou uma carta assinada de próprio punho à diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI), em 14 de maio, comunicando “o seu desligamento da Igreja Católica Apostólica Romana para Ingressar na ICAB - Igreja Católica Apostólica Brasileira”, disse o bispo de Bom Jesus do Gurgueia, dom Marcos Antonio Tavoni em um comunicado de suspensão, em 9 de junho.

A Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) foi fundada em 1945, por Carlos Duarte Costa, um bispo católico excomungado pelo papa Pio XII por negar o dogma da infalibilidade papal e a indissolubilidade do sacramento do matrimônio.

Fonte da informação

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO