A Equipe Nacional de Animação do Sínodo, cujos nomes foram aprovados na última reunião do Conselho Permanente em junho, se encontrou de forma online na última quarta-feira, 16 de julho, para traçar rumos para a fase de implementação do Sínodo no Brasil.
O grupo refletiu sobre o documento publicado dia 7 de julho, pela Secretaria Geral do Sínodo, intitulado “Pistas para a Fase de Implementação do Sínodo”, com cerca de sessenta páginas, quatro capítulos, indicações e orientações para acompanhar a última fase do processo sinodal iniciado em 2021.
A equipe pontuou que o documento valoriza o caráter próprio de cada Igreja local, propondo liberdade e, ao mesmo tempo, incentivando a criatividade na implementação do Sínodo conforme cada realidade e apresenta uma programação clara para os próximos três anos, culminando na Assembleia Eclesial de 2028.
Para a acolhida do documento no Brasil, a equipe avalia que o tema da sinodalidade precisará ser mais claramente incorporado de forma transversal ao Instrumentum Laboris e às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil a serem aprovadas na 62ª Assembleia Geral da CNBB no próximo ano.
O documento também atribui à Equipe Nacional de Animação do Sínodo um duplo papel de estimular as dioceses com a oferta de uma formação continuada e a promoção da reflexão teológico-pastoral e o de manter uma interface com a Secretaria Geral do Sínodo, assegurando alinhamento e comunicação com a Igreja no Brasil.
Iniciativas a serem desenvolvidas no Brasil
No Brasil, a equipe buscará ainda ampliar a articulação com organismos eclesiais e organizará o um cronograma para evitar sobreposição de datas com eventos da CNBB, especialmente em vista da 62ª Assembleia Geral e do calendário sinodal.
A equipe buscará ainda qualificar a comunicação nesta nova fase, dando visibilidade às boas práticas e experiências de comunidades, paróquias, dioceses e regionais. Também vai promover um ambiente digital mais sinodal e produzir vídeos formativos explicando o processo de implementação.
Uma das tarefas assumidas será o mapeamento de grupos acadêmicos e comunidades que estão estudando ou refletindo sobre a sinodalidade, integrando-os às ações da Equipe e dando visibilidade às suas contribuições.
A equipe definiu que realizará dia 25 de agosto uma live de lançamento da Fase de Implementação do Sínodo em horário ainda a ser definido. A próxima reunião da equipe está marcada para o dia 28 de julho, às 14h30.
Participaram da reunião, dom Dirceu Medeiros, padre Leandro Megeto, irmã Terezinha Del’Acqua, Mariana Venâncio, Osnilda Lima, padre Douglas Fontes, padre Jânison Sá, padre Valdecir Badzinski, padre Marcos Barbosa, Sônia Oliveira, irmã Rose Bertoldo e padre Júlio Resende.
Por Willian Bonfim