sexta-feira, 4 de abril de 2025

UMA REFLEXÃO DA CARTA ENCÍCLICA ECCLESIA DE EUCHARISTIA (artigo do Diác. Paulo Gabriel)


Diácono Paulo Gabriel Batista de Melo
Capelania Nossa Senhora do Loreto
Ordinariado Militar do Brasil – Parnamirim (RN)



A carta EE - ECCLESIA DE EUCHARISTIA- de São João Paulo II, foi destinada aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos, também às pessoas consagradas e a todos os fiéis leigos sobre a Eucaristia na sua relação com a igreja. Um dos importantes escritos de seu pontificado.

A carta é escrita em Roma, junto de São Pedro aonde está a Cátedra Papal, no dia 17 de abril, era uma ‘Quinta-feira Santa’, do ano de 2003, e também o vigésimo quinto do seu Pontificado e Ano do Rosário instituído por ele.

Ao escrever esta carta encíclica, o papa teve a preocupação de abordar temas peculiares da Eucaristia que não podiam ficar de fora de seus escritos, como o mistério da fé, o tesouro que edifica a Igreja, a Apostolicidade da Eucaristia e da Igreja, a comunhão eclesial, o decoro da celebração eucarística, Maria a mulher eucarística – porque também admirava os escritos de Montfort, fechando assim a sua encíclica, que foi uma riqueza para nossa igreja.

Karol Wojtyla, ou o papa peregrino, como foi chamado devido ao grande número de viagens missionárias feitas, creio que ainda é o que mais as fez em toda história da igreja, ele começa expressando o sentido maior da Igreja, e o que a sustentou desde a ressureição do Cristo, o maior tesouro da nossa religião, e a síntese do próprio Magistério da Igreja.

A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: « Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo » (Mt 28, 20); mas, na sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par.

Diz o santo polonês que o “O Concílio Vaticano II justamente afirmou que o sacrifício eucarístico é « fonte e centro de toda a vida cristã »”. Ainda é uma fala sua repetida em muitas homilias e nos diversos Angelus proferidos que “na santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo,”, também nos diz que ela é “a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo », assim sendo como disse o santo Carlo Acutis a “Eucaristia é a nossa estrada para o céu”.

Afirmava assim, que, nossa Igreja está vendo o Senhor que caminha conosco, “por isso, o olhar da Igreja volta-se continuamente para o seu Senhor, presente no sacramento do Altar, onde descobre a plena manifestação do seu imenso amor”, e vivendo com o ‘amor’ que é o próprio Deus ela é fortalecida no hodierno dos tempos.

Como diz são Carlo Acutis, há entre os santos três amores brancos que todos somos convidados a cultivar, o branco da EUCARISTIA, o branco da VIRGEM MARIA, e o branco do ANCIÃO DE ROMA, pelo qual devemos sempre rezar.

No ano 2000, no que o papa chamou de grande jubileu, ele teve a oportunidade de celebrar no mesmo lugar que Jesus celebrou em Jerusalém.

Em suas palavras,

Foi lá que Jesus tomou nas suas mãos o pão, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai, todos, e comei: Isto é o meu Corpo que será entregue por vós» (cf. Mt 26, 26; Lc 22, 19; 1 Cor 11, 24). Depois, tomou nas suas mãos o cálice com vinho e disse-lhes: «Tomai, todos, e bebei: Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados» (cf. Mc 14, 24; Lc 22, 20; 1 Cor 11, 25).

Como podemos ver, a consagração eucarística está permeada pelos versículos dos Evangelhos, pois é necessário usar as mesmas palavras de o Mestre usou, e ele apresenta esse detalhe, pois “quem não conhece as Escrituras, desconhece Deus”, afirma a DV – Dei Verbum, documento do Concílio Vaticano II.

Para o papa, este fato marcou a sua vida, afirmou ele: “Dou graças ao Senhor Jesus por me ter permitido repetir no mesmo lugar, obedecendo ao seu mandato: «Fazei isto em memória de Mim» (Lc 22, 19).

Viver a Eucaristia como viveram os santos, será sempre o nosso maior desafio, afirma o pontífice, na hora em que Jesus celebrava sua primeira Eucaristia, talvez nem os apóstolos tivessem entendido a profundidade do ato. Observem: “Teriam os Apóstolos, que tomaram parte na Última Ceia, entendido o significado das palavras saídas dos lábios de Cristo? Talvez não”.

Nem mesmo aqueles que tomam a Eucaristia, convivem com Jesus, estão totalmente mergulhados na experiência com o Cristo.

Afirma São João Paulo sobre este evento no cenáculo, lugar onde Jesus celebrou a primeira vez que:

Aquelas palavras seriam esclarecidas plenamente só no fim do Triduum Sacrum, ou seja, aquele período de tempo que vai da tarde de Quinta-feira Santa até à manhã do Domingo de Páscoa. Nestes dias, está contido o mysterium paschale; neles está incluído também o mysterium eucharisticum. 

Como se vê, não basta apenas comungar o Corpo de Cristo, é necessário fazer a experiência com Ele, mergulhar neste mistério. Ir mais longe que são Tomé, acreditar, como o disse Jesus, “felizes os creem sem ter visto”, por isto nossa geração é feliz, pois tem a Cristo em Corpo e Sangue para nossas batalhas até que um dia, “completemos a jornada e guardemos a fé”. Salve Maria Santíssima a Mãe do Redentor, e que seu Filho seja adorado e amado nesta Terra de Santa Cruz.


REFERÊNCIAS

https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/1/ acesso em 09 fevereiro de 2025.

CARTA ENCÍCLICA, REDEMPTORIS MATER, do sumo pontífice JOÃO PAULO II sobre a Bem-Aventurada  Virgem Maria  na vida da igreja que está a caminho. Disponível em https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031987_redemptoris-mater.html com acesso em 16 de fevereiro de 2025.

EE - CARTA ENCÍCLICA ECCLESIA DE EUCHARISTIA DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II. Disponível no site do Vaticano. www.vatican.va. Acesso em 13 de fevereiro de 2025.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site