terça-feira, 25 de março de 2025

"Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus." (Lucas 1, 31)

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

Hoje nos reunimos para celebrar a Solenidade da Anunciação do Senhor, um dos mistérios mais profundos da nossa fé: o momento em que o Verbo Eterno de Deus assume a nossa humanidade no seio puríssimo da Virgem Maria. É o início do cumprimento pleno do plano de salvação de Deus, que se revela como Emanuel, o "Deus conosco".

Na primeira leitura, o profeta Isaías nos dá a promessa de um sinal extraordinário: "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel". Este é um sinal da fidelidade de Deus, que jamais abandona Seu povo, mesmo em meio às dificuldades e à infidelidade humana. A profecia de Isaías nos convida a confiar na presença constante de Deus, que age em nossa história.

O Salmo de hoje expressa a resposta de quem vive segundo a vontade de Deus: "Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade". É a atitude de alguém que reconhece que o maior sacrifício não é o externo, mas a entrega do coração, a obediência e o desejo de caminhar conforme os desígnios divinos.

Na segunda leitura, da Carta aos Hebreus, vemos que o sacrifício perfeito não está nos rituais ou nos holocaustos, mas na entrega do Filho de Deus que diz: "Eis que eu vim para fazer a tua vontade." Jesus é o cumprimento das promessas e nos ensina, com sua vida e sua obediência, a viver em comunhão com o Pai.

Por fim, o Evangelho de Lucas nos apresenta o maravilhoso momento da Anunciação. O anjo Gabriel traz a Maria a mensagem de que ela será a mãe do Salvador. A resposta de Maria é um exemplo de fé, coragem e humildade: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra." Este "sim" de Maria não foi sem desafios, mas foi dado com plena confiança em Deus. Por meio deste "sim", o plano de salvação entra em sua plenitude.

O que podemos aprender com Maria neste dia? Primeiro, a importância da escuta atenta à Palavra de Deus. Vivemos em um mundo barulhento, cheio de distrações, mas Maria nos ensina a reservar tempo para ouvir a Deus. Segundo, sua fé e confiança no Senhor são um convite para que também entreguemos a nossa vida sem reservas a Ele. Muitas vezes, temos receios e dúvidas, mas o exemplo de Maria nos encoraja a confiar que Deus está conosco, mesmo quando o caminho parece incerto.

Por último, o "Eis-me aqui" de Maria nos chama a também sermos participantes do plano de Deus. O "sim" de Maria trouxe Cristo ao mundo; o nosso "sim" pode ser um canal para que Cristo toque os corações das pessoas ao nosso redor.

Peçamos hoje, de modo especial, a intercessão de Maria, para que possamos, como ela, dizer "sim" à vontade de Deus com fé e generosidade. Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos como verdadeiros discípulos, confiantes de que Ele caminha conosco e realiza em nós e através de nós a sua obra de salvação.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site