Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!
As leituras de hoje nos convidam a refletir sobre a rejeição e a incompreensão enfrentadas pelos enviados de Deus, mas também nos chamam à confiança absoluta no Senhor que é justo e conhece os corações.
Na primeira leitura, do profeta Jeremias, vemos o sofrimento de um justo que é perseguido. Jeremias percebe a conspiração contra sua vida, mas não se desespera. Ele confia no Senhor, que é o justo juiz e conhece as intenções mais profundas do coração humano. É um convite para colocarmos nossa confiança em Deus mesmo diante das dificuldades e perseguições que enfrentamos por causa da fé.
O Salmo de hoje, expressa o clamor de confiança do justo ao Senhor. Ele reconhece que Deus é o juiz justo que sonda as mentes e os corações. Esse salmo nos ensina a entregar nossas angústias e tribulações ao Senhor, confiando que Ele cuidará de nós.
Querido povo de Deus, neste tempo da Quaresma, somos chamados a refletir sobre como reagimos aos desafios da fé. Será que, como Jeremias e Jesus, confiamos no Senhor mesmo quando somos incompreendidos ou rejeitados? Ou será que, como os sumos sacerdotes e fariseus, deixamos que nossos preconceitos e autossuficiência nos afastem de Deus?
Que estejamos sempre abertos à voz do Senhor, cultivando a humildade para reconhecer nossa necessidade de conversão e fortalecendo nossa confiança em Deus, que nos conduz com justiça e amor. Que possamos também ser testemunhas de Cristo no mundo, mesmo quando enfrentamos dificuldades, confiando plenamente que Ele está conosco em todas as circunstâncias.
Assim seja!
Por Diácono Edson Araújo