sexta-feira, 4 de abril de 2025

Sábado da 4ª Semana da Quaresma

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

As leituras de hoje nos convidam a refletir sobre a rejeição e a incompreensão enfrentadas pelos enviados de Deus, mas também nos chamam à confiança absoluta no Senhor que é justo e conhece os corações.

Na primeira leitura, do profeta Jeremias, vemos o sofrimento de um justo que é perseguido. Jeremias percebe a conspiração contra sua vida, mas não se desespera. Ele confia no Senhor, que é o justo juiz e conhece as intenções mais profundas do coração humano. É um convite para colocarmos nossa confiança em Deus mesmo diante das dificuldades e perseguições que enfrentamos por causa da fé.

O Salmo de hoje, expressa o clamor de confiança do justo ao Senhor. Ele reconhece que Deus é o juiz justo que sonda as mentes e os corações. Esse salmo nos ensina a entregar nossas angústias e tribulações ao Senhor, confiando que Ele cuidará de nós.

Enfim, no Evangelho segundo João, Jesus também enfrenta rejeição e divisão entre o povo. Uns acreditam que Ele é o Profeta ou o Messias, enquanto outros o rejeitam, questionando sua origem. Além disso, os líderes religiosos demonstram preconceito e resistência, recusando-se a reconhecer quem Jesus realmente é. Essa passagem revela como o orgulho e a falta de abertura ao Espírito Santo podem nos impedir de enxergar a verdade e acolher a ação de Deus em nossas vidas.

Querido povo de Deus, neste tempo da Quaresma, somos chamados a refletir sobre como reagimos aos desafios da fé. Será que, como Jeremias e Jesus, confiamos no Senhor mesmo quando somos incompreendidos ou rejeitados? Ou será que, como os sumos sacerdotes e fariseus, deixamos que nossos preconceitos e autossuficiência nos afastem de Deus?

Que estejamos sempre abertos à voz do Senhor, cultivando a humildade para reconhecer nossa necessidade de conversão e fortalecendo nossa confiança em Deus, que nos conduz com justiça e amor. Que possamos também ser testemunhas de Cristo no mundo, mesmo quando enfrentamos dificuldades, confiando plenamente que Ele está conosco em todas as circunstâncias.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site