quinta-feira, 10 de abril de 2025

PROJETO ATENDIDO COM RECURSOS DO FNS PROMOVE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


O Fundo Nacional de Solidariedade apoiou, em seu eixo 1 de 2024, projetos de reconstrução do tecido social através da escuta, da mediação de conflitos e da prática restaurativa e serviços que promovem a cultura da paz por meio do esporte, do lazer, da cultura e da educação. No interior de São Paulo, o trabalho da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp) foi um dos contemplados com os recursos oriundos da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos.


A Adevirp atua no trabalho de inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual. São oferecidos atendimentos gratuitos e durante cinco dias da semana, em período integral, com oferta de três refeições diárias – café da manhã, almoço e café da tarde – aos educandos e familiares que os acompanham. As atividades desenvolvidas buscam, entre outros aspectos, a formação integral do educando, de modo a ampliar trocas culturais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Localizada no bairro Jardim Irajá, em Ribeirão Preto, a associação atende crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência visual e suas famílias, abrangendo toda a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, contabilizando 40 municípios, incluindo alguns de Minas Gerais. Atualmente, são 250 pessoas com deficiência visual (cego total e baixa visão) em atendimento.

 

Apoio do FNS

Com os recursos do FNS, a Adevirp pôde realizar o projeto “Construindo relações”, que proporcionou melhorias no atendimento de educandos e familiares, além de colaboradores que atuam nas atividades da instituição. Os valores, no total de R$38.406,23, foram investidos na aquisição de jogos de mesa e de três computadores. Outros R$10 mil reais foram investidos pela associação por meio de outras fontes de arrecadação para essas aquisições.

Os jogos de mesas puderam adequar o espaço utilizado pelos educandos, colaboradores e familiares nos momentos de refeição, nas missas e eventos beneficentes realizados na sede da associação. Já os computadores foram instalados na sala de informática, voltados para os atendimentos multidisciplinares oferecidos e para a utilização de softwares pelas pessoas com deficiência, como leitores de tela, ampliação digital, recurso de contraste para pessoas com baixa visão e aplicativos com acessibilidade.

“O projeto ‘Construindo relações’, desde o seu início, está fazendo transformações na nossa instituição. As mesas e as cadeiras foram utilizadas desde o momento que chegaram, para as refeições diárias dos nossos educandos. E agora, muito recentemente, comemoramos os 27 anos da nossa instituição, e todas as cadeiras foram utilizadas para a celebração eucarística, [presidida pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva]. Quanto aos computadores, faz a grande diferença na vida dos nossos educandos: para o crescimento no dia-a-dia, no que se refere à inclusão digital, e para o preparo para o mercado de trabalho”, partilhou a fundadora e presidente da Adevirp, Marlene Taveira Cintra.

Marlene Cintra | Foto: reprodução/Instagram

Ao manifestar gratidão, Marlene partilhou a expectativa que “as outras instituições que também foram contempladas, também estejam tendo o sucesso de fazer o bom uso como está acontecendo aqui na Adevirp”. Ela recorda ainda que já teve o apoio dos recursos do FNS em outra oportunidade.

A nossa instituição é católica, temos as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus que aqui residem, sete sacerdotes envolvidos no trabalho semanal da nossa instituição. Então, ter a CNBB aqui, é ter a nossa Santa Igreja. Então, é um orgulho muito grande e uma gratidão. E queremos, cada vez mais, caminhar junto com a nossa Igreja. Esse é o propósito desde a fundação da nossa instituição“, afirmou.

 

 

Coleta Nacional da Solidariedade

No próximo final de semana, quando a Igreja celebra o Domingo de Ramos, será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, o gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Com esses recursos, é possível apoiar diversos projetos em todo o país levando vida e esperança para as realidades mais desafiadoras.

Por Luiz Lopes Jr

Fonte da informação 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site