O Papa Francisco, em sua reflexão antes da oração do Angelus no primeiro domingo do Advento, nos convida a ver o Advento como uma oportunidade para renovar a esperança, mesmo em meio às dificuldades. Ele reconhece que as preocupações da vida podem sobrecarregar nossos corações e nos levar a nos fecharmos em nós mesmos. No entanto, Jesus nos chama a erguer a cabeça e confiar em Seu amor, que deseja nos salvar e está presente em todas as situações de nossa existência.
O Advento é um tempo de preparação para a vinda de Jesus, tanto no Natal quanto em Sua segunda vinda. É um período de espera e esperança, onde somos chamados a refletir sobre nossa vida e nossa fé. O Papa nos lembra que, mesmo quando enfrentamos desafios e preocupações, devemos manter nossa esperança viva, confiando no amor de Jesus que está sempre próximo de nós.
Essa mensagem é um convite para não nos deixarmos abater pelas dificuldades, mas sim para levantarmos a cabeça e olharmos para o futuro com confiança e esperança, sabendo que Jesus está conosco e nos guia em todos os momentos. É um chamado à vigilância e à oração, para que possamos estar preparados e fortalecidos na fé, aguardando com alegria a vinda do Senhor.