segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Terça-feira, 6º Dia na Oitava do Natal

Na Oitava de Natal, ainda nos regozijamos com o mistério do Verbo feito carne. Hoje, as leituras nos convidam a uma alegria madura, que vence o mundo e nos leva ao encontro do Salvador no Templo.

Na primeira leitura, São João nos fala com ternura: "Filhinhos, eu vos escrevo porque vossos pecados foram perdoados por causa do seu Nome. Pais, eu vos escrevo porque vós conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo porque vós vencestes o Maligno". João nos divide em três grupos: crianças, pais e jovens, mas a mensagem é uma só; todos somos amados por Deus Pai, que nos perdoa e nos fortalece. O mundo e seus desejos passam, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre. Nesta festa natalina, João nos exorta: não nos deixemos seduzir pelo efêmero, mas a vivermos na vitória de Cristo, o Menino que já vence o mal desde a manjedoura.

O Salmo 96 ecoa essa exultação: "Cantai ao Senhor um cântico novo! Proclamai a salvação de Deus dia-a-dia!". É um hino de louvor universal, que nos chama a entrar na presença do Senhor com corações abertos, como cordeiros em seu aprisco. Deus não é um ídolo surdo, mas o Criador que nos ouve e julga com justiça.

E no Evangelho de Lucas, encontramos Ana, a profetisa, viúva de 84 anos, que não saiu do Templo, servindo a Deus com jejuns e orações noite e dia. Ao ver o Menino Jesus, apresentado por José e Maria, ela louvava a Deus e falava do Redentor a todos que esperavam a libertação de Jerusalém. Ana representa a perseverança da fé: não uma juventude passageira, mas uma velhice fecunda, iluminada pela luz de Cristo. Os pais de Jesus cumprem a Lei, Simeão e Ana confirmam o Messias, e todos retornam em paz. Assim é o Natal: um encontro que transforma a oferta legal em louvor profético.

Irmãos, nesta terça-feira da Oitava de Natal, sejamos como as crianças perdoadas, os pais experientes e os jovens vitoriosos de João; como os salmistas que cantam o novo; como Ana, vigilantes no Templo da nossa vida. O Menino Jesus nos chama a superar o mundo com a força do seu Nome.

Que Maria, Mãe do Redentor, e São José nos ensinem a levar Jesus ao mundo.

Assim seja!

Já que você chegou até aqui, que tal ficar mais bem informado sobre o que acontece na Igreja Católica, clique neste (LINK) e siga o Canal da CAD Natal no WhatsApp, aqui, você fica bem informado.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO