domingo, 28 de setembro de 2025

Segunda-feira, Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Hoje a Igreja celebra com alegria a festa dos três grandes arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Eles não são apenas figuras celestiais distantes, mas mensageiros ativos de Deus, que participam da história da salvação e continuam a agir em nossas vidas.

Miguel: o defensor do povo de Deus

Na leitura de Apocalipse 12, vemos Miguel liderando os exércitos celestes contra o dragão, símbolo do mal. Miguel é aquele que "combate pelo Senhor", o arcanjo da justiça, da proteção e da fidelidade. Ele nos lembra que a luta contra o mal é real, mas que Deus nunca nos abandona. Em tempos de tribulação, invoquemos com fé: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!”

Gabriel: o mensageiro da boa nova

Gabriel é o arcanjo da anunciação, aquele que proclama os grandes mistérios de Deus. Foi ele quem anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista, e à Virgem Maria, o nascimento do Salvador. No Evangelho de hoje, Jesus diz a Natanael: “Verás o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1,51). Gabriel nos ensina que Deus fala conosco, e que devemos estar atentos à Sua voz, que pode vir por meio da Palavra, da oração ou até de um irmão.

Rafael: o curador e companheiro de jornada

Rafael aparece no livro de Tobias como aquele que cura e guia. Ele é o arcanjo da saúde, da restauração e da companhia fiel. Em tempos de enfermidade, física ou espiritual, Rafael nos lembra que Deus é aquele que cura e restaura. Ele caminha conosco, mesmo quando não o reconhecemos, como fez com Tobias.

Celebrar os arcanjos é reconhecer que o céu não está distante, mas presente e atuante. Deus envia seus mensageiros para nos proteger, nos orientar e nos curar. Que possamos ser como Miguel: firmes na fé e corajosos diante do mal; ser como Gabriel: anunciadores da esperança e da verdade e ser como Rafael: instrumentos de cura e consolo para os que sofrem.

Enfim, que nesta festa dos arcanjos, possamos renovar nossa confiança na presença divina que nos acompanha. Que o céu se abra sobre nós, como Jesus prometeu, e que os anjos de Deus nos ajudem a caminhar com fé, esperança e caridade.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO