Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!
As leituras deste sábado nos convidam a refletir sobre o compromisso com a Aliança de Deus, a vivência dos Seus mandamentos e o chamado ao amor-perfeito.
O texto do Deuteronômio nos apresenta uma bela declaração da aliança entre Deus e o Seu povo. Deus promete ser o nosso Deus e nós, em contrapartida, somos chamados a viver como Seu povo, seguindo os Seus mandamentos e sendo um sinal de Sua presença no mundo. Esta leitura nos recorda que somos um povo escolhido para caminhar em santidade e anunciar as maravilhas do Senhor. Vivemos, assim, em fidelidade e compromisso com o nosso Deus.
No Salmo responsorial, louvamos ao Senhor pela felicidade que advém de seguir a Sua lei. A obediência à palavra de Deus não é vista como um fardo, mas como uma fonte de alegria e realização. Este é o convite: meditar nos preceitos do Senhor e deixar que eles iluminem os nossos passos.
O evangelho de hoje nos desafia a ir além de uma justiça humana e limitada, para alcançar a perfeição divina no amor. Jesus nos ensina a amar os nossos inimigos e a rezar por aqueles que nos perseguem. Este amor não é um sentimento passageiro, mas uma decisão e um compromisso que nos tornam semelhantes ao Pai Celestial. Ele faz nascer o sol e chover sobre justos e injustos, oferecendo Sua graça indiscriminadamente. O chamado à perfeição, como está dito: "Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito", nos convida a um constante crescimento espiritual, buscando refletir a imagem de Deus em nossas ações.
Neste tempo quaresmal, somos chamados a nos examinar profundamente. Estamos vivendo como povo de Deus, comprometidos com a Sua Aliança? Amamos verdadeiramente, mesmo aqueles que nos ferem? A Quaresma é uma oportunidade de conversão, de superar nossas limitações humanas e de buscar a santidade no amor. Que possamos utilizar este tempo para nos reconciliarmos com Deus e com os irmãos, especialmente através da oração e das obras de caridade.
Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos em fidelidade à Sua palavra, de abraçarmos a missão de sermos sinal do Seu amor no mundo e de buscarmos, a cada dia, a perfeição no amor.
Amém.
Por Diácono Edson Araújo