segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Terça-feira da 3ª Semana do Advento

No coração do Advento, o profeta Sofonias nos traz uma mensagem de esperança radical: "Alegrai-vos, filha de Sião! Exultai, Israel!" (Sf 3,14). Deus removerá os seus juízes perversos e reinará como Rei salvador no meio de nós. Mas essa alegria não é barata; ela nasce da purificação. O Senhor anuncia um tempo de exame: "Eu reunirei os coxos, os exilados, e farei deles uma nação forte" (Sf 3,13). No Advento, somos convidados a nos deixar "coxear" até Belém, reconhecendo nossas fraquezas para que o Senhor nos levante.

O Salmo 33 ecoa essa confiança: "O Senhor está perto dos que têm o coração abrasado" (Sl 33,19). Ele ouve o clamor dos humildes e salva os justos contritos. Não é por força ou poder nosso, mas pela mansidão de quem se volta para Ele.

E o Evangelho de Mateus nos confronta com a parábola dos dois filhos. O pai pede a ambos: "Filho, vai trabalhar na vinha hoje". O primeiro responde "Sim, senhor!", mas não vai. O segundo diz "Não quero!", mas depois se arrepende e vai. Jesus pergunta: "Qual dos dois fez a vontade do pai?" A resposta é clara: o que se converteu. Aos sumos sacerdotes e anciãos, endurecidos em sua hipocrisia, Jesus revela: "Os publicanos e as meretrizes vos precedem no Reino de Deus" (Mt 21,32). Porque eles creram em João Batista e mudaram de vida.

Irmãos, essa é a lição do Advento: não basta dizer "sim" com os lábios; é preciso ir à vinha do Senhor. Quantas vezes somos como o primeiro filho? Prometemos oração, caridade, confissão... mas ficamos parados? Ou como o segundo: resistimos, pecamos, mas o Espírito nos cutuca, e dizemos "Senhor, eu vou!"? João Batista clama no deserto: "Fazei penitência!" (Mt 3,2). No Advento, é hora de conversão concreta: perdoar quem nos feriu, partilhar com o pobre, voltar à Confissão.

Preparemo-nos para o Natal como o "resto fiel" de Sofonias: humildes, mas exultantes. Que Maria, a serva que disse "sim" e cumpriu, nos ajude a entrar na vinha do Rei que vem.

Assim seja!

Já que você chegou até aqui, que tal ficar mais bem informado sobre o que acontece na Igreja Católica, clique neste (LINK) e siga o Canal da CAD Natal no WhatsApp, aqui, você fica bem informado.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO