A CND através da sua Presidência e Assessoria Jurídica iniciaram em março de 2024 os trabalhos de atualização do Estatuto e Regimento Interno em conformidade com o Estatuto e Regimento Interno da CNBB. Um trabalho extenso que requer muita atenção das equipes de trabalho.
Pensando na melhor participação de todos os diáconos do Brasil, a CND possibilita a sua participação através de sugestões de alteração ou inclusão de Capítulos ou Artigos nesta revisão.
Estas consultas foram divididas em 3 grupos, no primeiro grupo participaram os integrantes da Presidência (6), das Assessorias, Conselho Fiscal e Econômico, do Assessor Eclesiástico e dos Bispos Referenciais, atual e anterior, inerentes à Comissão Nacional dos Diáconos (CND), no segundo grupo participaram os integrantes das Comissões Diocesanas (CDD), Arquidiocesanas (CAD), Regionais (CRD), Assessores Eclesiásticos e Bispos Referenciais.
A cada etapa dos trabalhos a equipe de trabalho se reuni periodicamente para análise das sugestões e com isso o texto já vai sendo elaborado. Ao final das 3 etapas o texto final será concluído e submetido a primeira análise da CND e CNBB. O texto final será apresentado em janeiro na Assembleia Geral a ser convocada para votação.
Estamos na terceira e última fase de Consultas sobre sugestões de atualização para o Estatuto da CND destinadas para os demais Diáconos Permanentes do Brasil, isto é, aqueles que não ocupam funções nas Comissões dos Diáconos em quaisquer de seus níveis, serão 45 dias para elaborar e enviar suas sugestões.
Esta última fase se encerra no próximo sábado, dia 14/09/2024.
Diácono Leandro Marcelino Santos
Secretário da CND