segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Você sabe por que o Tempo Comum recebe este nome?

Entenda com o Padre Camilo o motivo de chamarmos desta maneira o período litúrgico em que é relatada a vida e missão cotidiana de Jesus

Por Redação A12

Credito: Thiago Leon


Em nosso cotidiano católico, assim, podemos dizer, celebramos e vivemos o Evangelho por meio do Ano Litúrgico.

Esse período é dividido em temposque duram semanas ou meses e são representados por diferentes cores, nos quais somos convidados a refletir sobre os acontecimentos apresentados na Sagrada Escritura.

Desde o primeiro domingo do Advento de 2025estamos vivendo em nossa Igreja o ano litúrgico A, que promove a leitura do Evangelho de São Mateus, que relata, com muita riqueza, os ensinamentos de Jesus Cristo de forma catequética

Ao longo desse tempo, somos convidados a refletir sobre a humanidade de Cristo. São Mateus relata o cumprimento das profecias sobre Jesus, ou seja, O confirma como o Messias prometido no Antigo Testamento. Seus relatos conectam o Antigo com o Novo Testamento. 

Assim, já vivemos o Adventoo Ciclo do Natal, e estamos prestes a celebrar a Quaresmaa Páscoa de Nosso SenhorPentecostesSantíssima Trindade e o Corpus Christi.

O período restante, sem essas solenidades, chamamos de Tempo Comum, porque a liturgia apresenta neste período a vida pública de Jesus, o cotidiano de sua missão. Este é um tempo de acolhimento da Palavra de Deus.

Este tempo é dividido em duas partes:

  • A primeira inicia sempre após a Festa do Batismo de Jesus e acaba no dia antes da Quarta-feira de Cinzas;
  • A segunda parte passa a ser vivida na segunda-feira após Pentecostes e vai até o sábado anterior ao 1º Domingo do Advento.

Este período de 34 semanas é o mais longo do Ano Litúrgico, contando a vida de Jesus no dia a dia, sua missão, seus milagres e o discipulado dos apóstolos, e terminando com a Solenidade de Cristo Rei.

“No Ano Litúrgico, além da comemoração, vivemos na atualidade, no dia-a-dia de nossa vida, todos os aspectos da salvação operada por Cristo. A celebração dos acontecimentos da Salvação é atualizada, tornada presente na vida atual dos batizados”, nos ensina o Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Mario PereiraMario Pereira


Quais as características deste tempo?

A cor que os celebrantes vestem nesse tempo é o verdeque simboliza a esperança na vinda do reino de Deus. Durante o Tempo Comum, acompanhamos Jesus em sua vida pública e percorrendo Israel até chegar em Jerusalém e ser aclamado como Rei. O uso das flores é comum, diferente do que acontece no Tempo da Quaresma, quando elas são retiradas como sinal de penitência.

Oportunidade de caminhar com Cristo

Este período litúrgico é a vida em seu dia a dia. Se pararmos para pensar na vida de Jesus, conseguimos ver que Ele andou muito, conversou com as pessoas, parou ao longo do caminho, se alimentou, descansou e até participou de reuniões como qualquer pessoa.

Então, Cristo teve necessidades, compromissos e responsabilidades, porém com o coração unido ao Pai e à sua missão de anunciar o Reino de Deus para todas as pessoas.

Dessa forma, viver o Tempo Comum é caminhar com o coração unido a Cristo dentro do nosso cotidiano, lembrando que o Senhor fez o seu caminho, abençoou a estrada dos pais, dos filhos, dos idosos e agora somos nós quem percorremos essa estrada com Sua bênção divina.

Portanto, assim como rezamos na Oração Eucarística número 5 nas missas: "Caminhamos na estrada de Jesus". Façamos tudo para todos; pratiquemos o Evangelho nas mínimas coisas e vivamos o tempo com suas graças e desafios próprios.

Padre Camilo explica a razão para chamarmos este tempo de "Comum"

Fonte da informação

Já que você chegou até aqui, que tal ficar melhor informado sobre o que acontece na Igreja Católica. É fácil, basta seguir o CANAL DA CAD NATAL no WhatsApp. Aqui, é prá quem tem Fé!

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO