Hoje, no 3º Domingo do Advento, a Igreja nos convida a vestir a cor da alegria. Não é uma alegria superficial, mas aquela que brota da esperança certa: o Senhor vem! A liturgia nos chama a "gaudete" alegrai-vos no Senhor, pois já estamos no meio do caminho do Advento, e as promessas de Deus se aproximam.
Na primeira leitura, Isaías pinta um quadro vibrante de transformação. O deserto se enche de flores, os campos áridos exultam, e os coxos saltam como cervos. É a visão de Salvador que vem consolar os aflitos e libertar os cativos. Irmãos, esse deserto não é só geográfico; é o nosso coração seco pela dor, pelo pecado ou pela dúvida. Mas Deus promete: "Dizei aos de coração desanimado: 'Tende coragem, não temais! Eis que vem o seu Deus!'". Que alegria saber que Ele transforma nossas fraquezas em dança!
O Salmo nos ecoa essa confiança: o Senhor guarda a fidelidade para sempre, liberta os prisioneiros e dá pão aos famintos. Ele é o fiel que nunca nos abandona.
São Tiago, na segunda leitura, nos exorta à paciência. “Tende paciência, irmãos, até à vinda do Senhor”, diz ele ao agricultor que espera a preciosa colheita. Não reclameis uns dos outros, mas perseverai como os profetas. Essa paciência não é passiva; é ativa, como o lavrador que cuida da terra. No Advento, cultivamos nossa alma para a colheita da alegria plena na vinda de Cristo.
E no Evangelho, João Batista, preso e à beira da morte, envia discípulos a Jesus: “É aquele que deve vir, ou devemos esperar outro?”. João, o maior entre os nascidos de mulher, duvida? Não, ele nos ensina a verificar os sinais. Jesus responde com fatos: "Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem". Exatamente como Isaías profetizou! E acrescenta: “Feliz aquele que não se escandaliza de mim”. João preparou o caminho, mas Jesus é o Caminho. Ele é o Messias humilde, que realiza a salvação não com poder terreno, mas com misericórdia divina.
Irmãos, essa alegria do Gaudete é para nós hoje! Em meio às nossas "prisões" – doenças, empregos, relacionamentos partidos, ansiedades do mundo –, Jesus nos diz: "Vinde a mim, e vereis os sinais". Ele cura o que está quebrado em nós. Mas como João, precisamos perguntar: "É você, Senhor?". E Ele responde com ações: na Eucaristia, Ele nos faz ver, andar e ouvir Sua voz.
Sendo assim, o que devemos fazer? Alegrar-se na paciência e como o agricultor, cuidar da nossa vida com oração e obras de caridade. Também devemos estar atentos aos sinais. Onde Deus já age na nossa história? Será que foi numa reconciliação, ou uma graça inesperada? Enfim, devemos preparar o caminho para a chegado do Senhor, seguindo o exemplo de João Batista, apontando para Jesus com nossa maneira de viver a vida.
Hoje, devemos acender a vela rosa do Advento em nossos corações. Ó Senhor vem! Ele transforma desertos em jardins e dúvidas em louvor. Levai essa alegria para casa, para o trabalho, para os que sofrem. Gaudete em Domino sempre! Alegrai-vos sempre no Senhor!
Que Maria, causa da nossa alegria, nos ajude a esperar com fé viva. Amém.
Já que você chegou até aqui, que tal ficar mais bem informado sobre o que acontece na Igreja Católica, clique neste (LINK) e siga o Canal da CAD Natal no WhatsApp, aqui, você fica bem informado.

.png)