segunda-feira, 17 de novembro de 2025

7º Dia da Novena de Nossa Senhora da Apresentação


Tema:“Maria, Rainha do Amor, consolai os nossos corações” (Jo 2, 1-11)
Liturgia: 2Mc 6,18-31 | Sl 3 | Lc 19,1-10

Querido povo de Deus, nesta noite em que celebramos Maria, Rainha do Amor, somos iluminados por três grandes testemunhos da Escritura: Eleazar, o salmista e Zaqueu. Cada um deles nos revela um aspecto essencial da vida cristã: fidelidade, confiança e conversão.

Na primeira leitura do livro dos Macabeus, é um ancião que prefere a morte à desonra. Ele não se deixa corromper por aparências nem por conveniências. Sua fidelidade à Lei é um testemunho para os jovens. Ele nos ensina que a coerência de vida é um legado espiritual. Em tempos de relativismo, Eleazar nos desafia a sermos firmes na fé, mesmo quando isso custa sacrifício. Como Maria, que permaneceu fiel ao projeto de Deus, Eleazar nos inspira a viver com integridade.

O Salmo de hoje é um clamor de confiança: “sois vós o meu escudo protetor, a minha glória que levanta minha cabeça!”. Em meio às perseguições e angústias, o salmista encontra refúgio em Deus. Esta confiança é o que nos sustenta nas noites escuras da alma. Maria, Rainha do Amor, consola os corações porque ela mesma confiou plenamente no Senhor, mesmo diante da cruz. Que aprendamos com o salmista a rezar com fé, mesmo quando tudo parece perdido.

E no Evangelho de Lucas, encontramos Zaqueu, um homem pequeno em estatura, mas grande em desejo de ver Jesus. Ele sobe numa árvore, rompe com sua vida antiga e, ao ser chamado pelo Senhor, acolhe a salvação em sua casa. Zaqueu nos mostra que ninguém está longe demais para ser alcançado pela misericórdia. Maria, que acolheu o Verbo em seu ventre, também nos ensina a abrir espaço em nossa casa interior para que Cristo habite em nós.

Nesta noite, ao celebrarmos a Novena de Nossa Senhora da Apresentação, com a presidencia de Dom Carlos Alberto Breis Pereira, O.F.M. somos convidados a viver como Maria: consoladores dos corações aflitos, testemunhas da esperança e promotores da reconciliação.

Que a presença do Santíssimo Sacramento em nosso meio, conduzido com reverência pelo Diácono Francisco de Assis Nunes, nos ajude a reconhecer que Deus visita sua Igreja, como visitou a casa de Zaqueu. E que a nossa resposta seja como a dele: generosa, transformadora e cheia de alegria.

Nossa Senhora da Apresentação, Rainha do Amor, consolai os nossos corações e ensinai-nos a viver com fidelidade, confiança e conversão.

"Onde esta imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá"

Já que você chegou até aqui, que tal ficar mais bem informado sobre o que acontece na Igreja Católica, clique neste (LINK) e siga o Canal da CAD Natal no WhatsApp, aqui, você fica bem informado.

NOTÍCIAS DA COMISSÃO DIACONAL

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO