Hoje a Igreja se reveste de júbilo para celebrar o nascimento daquele que foi chamado por Jesus de “o maior entre os nascidos de mulher” (cf. Lc 7,28): São João Batista, o Precursor, aquele que veio preparar os caminhos do Senhor.
A primeira leitura, do profeta Isaías (49,1-6), nos apresenta a figura do Servo de Deus, chamado desde o ventre materno para uma missão grandiosa: ser luz das nações. João Batista encarna essa profecia. Sua vocação não é fruto do acaso, mas de um desígnio divino que o moldou desde o seio de Isabel. Ele é o profeta escolhido para anunciar a chegada do Messias e preparar um povo bem disposto.
O salmo 138(139) nos conduz a uma contemplação profunda do mistério da vida: “Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!” João é um dom de Deus, e sua existência nos recorda que cada vida humana é sagrada, desejada e conhecida por Deus desde o princípio.
Na segunda leitura (At 13,22-26), São Paulo nos recorda que João Batista teve plena consciência de sua missão e de seus limites. Ele não se colocou no centro, mas apontou para Aquele que viria depois dele: Jesus. “Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias.” Que humildade e clareza de propósito!
O Evangelho de Lucas (1,57-66.80) narra o nascimento de João e o espanto das pessoas diante do nome escolhido: “João”. Um nome que não seguia a tradição familiar, mas que revelava a novidade de Deus. João significa “Deus é misericordioso”. E de fato, sua vida é um testemunho da misericórdia divina que prepara os corações para acolher o Salvador.
Queridos irmãos, celebrar a Natividade de São João Batista é também renovar nosso compromisso com a missão. Como ele, somos chamados a ser voz que clama no deserto, a preparar os caminhos do Senhor em nosso tempo, em nossa realidade. Que possamos, como João, crescer e nos fortalecer no espírito, vivendo com coragem, humildade e fidelidade à Palavra.
Que a mão do Senhor, que estava com João, também esteja conosco, guiando-nos na missão de anunciar o Cristo com a vida e com a palavra.
Amém.