quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

CNBB se reúne com o Papa para discutir evangelização no Brasil


A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em Roma para um encontro com o Papa Francisco e com diversos Dicastérios do Vaticano. A visita ocorre desde o fim de janeiro até 10 de fevereiro e tem como objetivo apresentar os avanços da evangelização no Brasil e fortalecer a comunhão com a Igreja universal.

A audiência com o Santo Padre está marcada para o dia 6 de fevereiro, às 8h (horário de Roma). Durante a reunião, a CNBB entregará ao Pontífice o relatório “CNBB 2024 – No caminho sinodal, rumo ao Ano Jubilar”, que destaca os projetos pastorais e as novas diretrizes da Igreja no Brasil.

Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, ressaltou ser importante encontrar o Papa anualmente: “Acima de tudo, é uma oportunidade de ouvir o que o Santo Padre e os Dicastérios têm a nos dizer”.


O relatório também reafirma o compromisso da Igreja no Brasil com o Sínodo sobre a Sinodalidade e o Jubileu da Esperança. Dom Ricardo enfatizou a expectativa positiva da visita: “Esperamos, mais uma vez, apresentar a beleza e a dinâmica da evangelização no Brasil e nos unir em comunhão, fraternidade e unidade com o Papa Francisco”.

Além do encontro com o Papa, a presidência da CNBB terá reuniões com a Secretaria de Estado do Vaticano, a Pontifícia Academia para a Vida e a Comissão para a Tutela de Menores. Também está programada uma visita à Conferência Episcopal Italiana.

Também está na agenda ser realizado, no dia 8 de fevereiro, às 18h (horário de Roma), a posse do Cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB, do título da Paróquia de São Gregório Magno. Esse título, concedido a cada cardeal pelo Papa, simboliza a ligação especial com a Diocese de Roma e reforça a missão de colaboração na condução da Igreja.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS