Dom Edson José Oriolo
Bispo de Leopoldina (MG)
O artigo apresenta pistas canônicas, teológicas e pastorais, na perspectiva de uma “Igreja em saída”, que visam reestruturar, reorganizar, reajustar, renovar, reorientar e revitalizar nossas paróquias, para serem mais missionárias.
A missionariedade acontece na vida paroquial quando se supera a pastoral da conservação.
Introdução
No dia 27 de julho de 2020, a Congregação para o Clero divulgou a instrução intitulada A Conversão Pastoral da Comunidade Paroquial a Serviço da Missão Evangelizadora da Igreja. O verdadeiro sentido da iniciativa é revelar que “na Igreja há lugar para todos e todos podem encontrar seu lugar, respeitando a vocação de cada um”. Embora não tenha causado alarme na Igreja da América Latina, o documento repercutiu na Europa, a ponto de suscitar posicionamentos adversos entre alguns bispos alemães.
Os prelados alemães manifestaram suas opiniões: o cardeal Walter Kasper fez elogios ao documento, falando da preocupação que demonstra em valorizar teologicamente a missão do padre. Apontou, no entanto, a carência de uma linguagem mais positiva, encorajadora e sensível, já que foca o ministério sacerdotal na perspectiva do Código de Direito Canônico. Lembrou, ainda, que os presidentes das conferências episcopais deveriam ter sido ouvidos antes da publicação.
O cardeal Marx, arcebispo de Munique, mencionou que uma escuta mais atenta entre os diferentes níveis da Igreja deveria ter acontecido. O arcebispo de Bamberg, Ludwig Schick, comentou que o documento nunca deveria ter sido publicado: “Trata-se de uma instrução que faz mais mal do que bem”. O cardeal de Colônia, Rainer Woelki, por sua vez, elogiou a instrução, pelo fato de lembrar as verdades fundamentais da fé.
Diante de tais dissensos, perguntamo-nos: afinal, que documento é esse? É formado por 124 parágrafos, 183 notas de referências e 11 capítulos. Nos primeiros seis capítulos, temos uma reflexão sobre conversão pastoral, sem qualquer citação dos textos conclusivos das Conferências de Santo Domingo e Aparecida, nas quais o conceito foi introduzido e desenvolvido. Fala do sentido missionário e do valor da paróquia na contemporaneidade. A partir do sétimo capítulo, são apresentadas as repartições das paróquias nas diferentes modalidades de aplicação das normas canônicas.
Fica evidente que o documento é uma síntese de dois outros documentos, de quase vinte anos atrás. O primeiro é resultado da atividade de vários dicastérios da Cúria romana, ou seja, consiste em uma instrução interdicasterial, denominada Ecclesiae de Mysterio, “acerca de algumas questões sobre a colaboração dos fiéis leigos no ministério dos sacerdotes”, de 15 de agosto de 1997. Como fonte de pesquisa, foi usada também a instrução da Congregação para o Clero denominada O Presbítero, Pastor e Guia da Comunidade Paroquial, de 4 de agosto de 2002.
Considero como principal lacuna do texto a ausência do significado conceitual de “conversão pastoral” (SD 30). Sobre tal conceito, podemos nos reportar às conclusões da Conferência de Aparecida, que o põe em destaque com relevância semântica.
Nessa importante conferência, encontramos as seguintes considerações sobre a conversão pastoral: “abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé” (DAp 365), realizar “reformas espirituais, pastorais e também institucionais” (DAp 367), “requer que as comunidades eclesiais sejam comunidades de discípulos missionários ao redor de Jesus Cristo Mestre e Pastor” (DAp 368); “vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DAp 370) e, finalmente, “atender às exigências do mundo de hoje com indicações programáticas concretas, objetivos e métodos de trabalho, formação e valorização dos agentes e a procura dos meios necessários que permitam que o anúncio de Cristo chegue às pessoas, modele as comunidades e incida profundamente na sociedade e na cultura mediante o testemunho dos valores evangélicos” (DAp 371).
O novo documento, de que tratamos neste artigo, apresenta três pistas para que as paróquias entrem na perspectiva de uma “Igreja em saída”, em três eixos: canônico, teológico e pastoral. Tais pistas objetivam reestruturar, reorganizar, reajustar, renovar, reorientar e revitalizar nossas paróquias para serem mais missionárias, numa “Igreja em saída” com acento eclesiológico da missionariedade; saírem da própria comodidade e terem a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho (cf. EG 20); irem ao encontro daqueles que são a carne de Cristo, tocarem e assumirem seus problemas. O estar em atitude de “saída” é pista, é diretriz, abertura de horizonte para a vida paroquial na dimensão da visibilidade da Igreja.
1. Pistas canônicas
A Conversão Pastoral da Comunidade Paroquial a Serviço da Missão Evangelizadora da Igreja é, considerando suas fontes, um documento acentuadamente técnico, embora, nesse aspecto, não apresente nenhuma novidade legislativa em relação à paróquia.
A estrutura paroquial foi ganhando força no decorrer da história. O Concílio Vaticano II deu ênfase ao seu papel na missão evangelizadora. Os padres conciliares analisaram a evolução do sistema paroquial como uma condição histórica do cumprimento do mandato de Jesus. Basta percorrer os documentos conciliares, o Código de Direito Canônico e o Catecismo da Igreja Católica (SC 24 e 42; LG 20 e 26; CD 28-32,35 e 44; OT 2 e 22; AA 10,26 e 30; AG 37; PO 19-22; CDC cânones 374 §1, 515-552, 1740-1752 e ainda 89, 107, 233, 510 §2, 757, 776, 800, 833, 877, 911, 958, 986, 1079, 1110 e 1272; CIC 2579 e 2226).
Segundo o Código de Direito Canônico, “a paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída de modo estável na Igreja particular, cujo cuidado pastoral, sob a autoridade do bispo diocesano, é entregue a um pároco, como pastor próprio” (CDC 515, §1). Esse Código determina que “toda diocese ou Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias” (CDC 374, §1) e que “a paróquia seja territorial, isto é, seja tal que compreenda todos os fiéis de um determinado território” (CDC 518).
Ao mencionar a questão do território, a instrução em pauta apresenta que ele não é apenas um espaço geográfico delimitado, mas também o contexto no qual cada um exprime a própria vida, feita de relações, de serviço recíproco e de tradições antigas.
A paróquia tem uma ligação particular com o território em que está situada. É um lugar demarcado, dotado de estruturas específicas, impregnado de significados, símbolos e imagens. Essa estrutura específica visa favorecer o exercício da fé e a identidade religiosa. Evocada como território, é um exemplo notável de organização da vida social e pessoal dos habitantes, pontuando o tempo cotidiano da comunidade. Ela é o lugar para onde confluem as tradições, as expectativas, os problemas culturais, sociais e políticos de seus habitantes (ORIOLO, 2017, p. 23).
Há vários séculos, notam-se mudanças nos territórios paroquiais, quer por criação de novas paróquias, quer por fragmentação de dioceses. Hoje, mais do que nunca, o território paroquial supera todos os limites possíveis. Nada de fronteiras, nada de interdições, nada de limites. As paróquias estão se tornando completamente difusas no novo cenário do mundo urbano.
O aspecto territorial da paróquia é um fator importantíssimo, bem como a pertença a determinada diocese, mesmo sabendo que muito subestimam o aspecto territorial com o surgimento das comunidades. Como mantê-los?
O princípio da territorialidade da paróquia está sendo posto em discussão e, para mantê-lo nas cidades com vários territórios paroquiais, é preciso que haja um plano de pastoral orgânico.
Hoje, também, são necessárias propostas de solução já previstas pelo Código de Direito Canônico, como as “paróquias pessoais” e outras instâncias pastorais especializadas que ultrapassam o território, mas valorizam a paróquia como “comunidade de fiéis”. O aspecto territorial das paróquias é importante para dar a concretude que o modelo da encarnação pede à Igreja. A paróquia, assim como a Igreja, precisa ser concreta.
2. Pistas teológicas
O documento apresenta a paróquia também na perspectiva teológica. Para tal, percorre a história da Igreja desde o século IV, fundamentando sua natureza, finalidade e missão nas mesas da Palavra de Deus e da Eucaristia, que são alicerces para motivar a visibilidade da Igreja. A Eucaristia, celebrada e vivenciada na comunidade paroquial, deverá motivar a leitura e a meditação da Palavra de Deus, para que o fiel possa participar de tantas outras mesas no mundo urbano.
A paróquia, à luz da teologia eucarística, faz da celebração eucarística fonte e referência de todas as atividades sacramentais, pastorais e caritativas. O próprio Código de Direito Canônico nos ajuda a entender que “pela Eucaristia continuamente cresce a Igreja e, por ela, “é significada e se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do corpo de Cristo” (CDC 897). Portanto, “o sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, em que se perpetua pelos séculos o sacrifício da cruz, é ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã” (CDC 897).
A essência da paróquia como fonte de vivência cristã só vai ser entendida quando o mistério eucarístico for o alimento para nosso caminhar peregrino neste mundo. A paróquia, nesse sentido, é uma realidade dinâmica e viva, cuja transformação visa ser realmente o espaço onde o fiel possa alimentar-se do mistério de Jesus Cristo celebrado eclesialmente.
A missão do pároco consiste em fazer que a celebração eucarística se torne o elemento central da vida eclesial dos fiéis (CDC 528), de sorte que tenham energia para irradiar seu sentido de ação de graças em todos os momentos da vida. Pois, como o antigo Ite, missa est, do rito extraordinário, apenas insinua, nós podemos dizer claramente: “Ide, a missa continua”, ou seja, agora é missão (ORIOLO, 2017, p. 72). A Eucaristia aponta horizontes novos para que a paróquia não fique restrita ao aspecto canônico-territorial, mas vivencie seu autêntico caráter de assembleia eucarística.
De acordo com o documento conciliar Christus Dominus – que considero a “carta magna” dos responsáveis pelas paróquias –, os párocos devem “pregar a Palavra de Deus a todos os fiéis, a fim de que, fundados na fé, esperança e caridade, cresçam em Cristo, e a comunidade cristã dê aquele testemunho de caridade que o Senhor recomendou” (CD 30).
A paróquia dispõe de meios especiais, sobretudo a homilia, que ilumina os acontecimentos de cada dia, a catequese em todas as idades, o contato pessoal e a pregação, que suscitam entre os fiéis a vocação evangelizadora. A homilia e a catequese são os instrumentos mais adequados para obter a conversão pessoal e o testemunho da vida (ORIOLO, 2017, p. 111-123).
Os párocos devem cuidar para que a celebração do sacrifício eucarístico seja centro e cume de toda a vida da comunidade cristã. Do mesmo modo, devem empenhar-se muito para que os fiéis se nutram do alimento espiritual pela piedosa e frequente recepção dos sacramentos e pela consciente e afetuosa participação na liturgia (CD 30). Celebrar bem os sacramentos, com piedade e digna simplicidade, é uma forma sublime de servir e amar o povo de Deus (cf. Mc 9,29). O programa paroquial deverá prescrever tempos fortes de oração e de contemplação, pessoais e comunitários.
3. Pistas pastorais
Entre as prioridades pastorais na paróquia, que certamente são muitas, a missionariedade é a mais urgente! Continuar a missão de Jesus não é só celebrar o culto e desenvolver atividades pastorais, mas também abraçar um estilo de vida que testemunhe concretamente o amor. Caso não nos amemos entre nós, como podemos ser ministros do amor? Na Igreja particular, a missionariedade equivale a “ter os mesmos sentimentos de Cristo” (Fl 2,5), no exercício da comunhão, do perdão, do acolhimento, da valorização e da abertura ao outro.
A missionariedade só tem sentido na dinâmica da verdadeira comunhão presbiteral, para superarmos a pastoral de mera conservação, que repete as mesmas fórmulas e se conforma com os mesmos resultados. O documento ressalta que a Cúria e os organismos de comunhão carecem de novos paradigmas de comunhão e participação. Nossas paróquias precisam crescer como referencial para nossos fiéis, como sinais da “Igreja que vive entre as casas de seus filhos e filhas” (CL 26).
A instrução valoriza a importância dos fiéis leigos, com a riqueza de carismas e ministérios a serviço da paróquia, de acordo com a índole própria e a formação específica. Os fiéis leigos devem estar nos organismos de corresponsabilidade eclesial, como os conselhos para assuntos econômicos e de pastoral paroquial, ajudando seus párocos.
Na dinâmica da missionariedade, o documento ressalta ser preciso valorizar os carismas, sem clericalizar os leigos nem laicizar os clérigos. Cabe-nos trabalhar para uma reforma missionária pastoral, a fim de não cair na excessiva e burocrática organização de eventos e numa oferta de serviços que não exprimem a dinâmica da evangelização, mas critérios de autopreservação.
Entre os imperativos diocesano e paroquial, há uma instituição fundamental e importantíssima para o exercício da missionariedade: a forania (região, setor, decanato, comarca) (cf. Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, n. 217). O futuro da ação pastoral das paróquias tem como chave a forania. Reorganizar, posicionar, articular, conscientizar, implementar, valorizar as foranias, com toda sua estrutura, é condição indispensável para introduzir a renovação eclesial na diocese.
A palavra forania, derivada de “fórum”, designa a instância apropriada para a partilha, a discussão e o desenvolvimento de ações evangelizadoras comuns que sejam propostas, dialogadas, animadas, coordenadas e avaliadas de modo colegiado, na consciência da mútua corresponsabilidade, em vista de uma pastoral contextualizada, relevante e orgânica.
A forania ambienta e aperfeiçoa o relacionamento entre as diversificadas expressões do “ser Igreja” para uma vivência eclesial sólida: fortalece a fraternidade presbiteral; vivencia a caridade pastoral; favorece as relações entre o laicato e os ministros ordenados; estimula a integração das expressões de vida consagrada à pastoral da Igreja particular; potencializa a troca de experiências entre paróquias e o enfrentamento conjunto de dificuldades similares (ORIOLO, 2022, p. 82-84).
Conclusão
Como conclusão, desejo fazer memória das palavras visionárias do papa Francisco no encontro com os bispos poloneses em 27 de julho de 2016, em que há a síntese da “paróquia em saída” sonhada pelo pontífice, a qual se apresenta como paradigma para a conversão pastoral de nossas paróquias.
A paróquia é sempre válida! A paróquia deve permanecer: é uma estrutura que não devemos jogar fora pela janela. A paróquia é precisamente a casa do povo de Deus, a casa onde se vive a fé. O problema está no modo como organizo a paróquia. Há paróquias com secretárias paroquiais que parecem “discípulas de satanás”: assustam as pessoas. Paróquias com as portas fechadas. Mas existem também paróquias com as portas abertas, paróquias onde, quando chega alguém com uma questão, lhe dizem: “Sim, sim… Sente-se. Qual é o problema?” E escuta-se com paciência… porque cuidar do povo de Deus é cansativo, é cansativo!
A paróquia é cansativa, quando está bem organizada. A renovação da paróquia é uma das coisas que os bispos devem ter sempre sob os olhos: Como está esta paróquia? Que faz? Como está a catequese? Como é ensinada? É aberta?
Nas paróquias – não digo naquelas que estão em bairros pequenos, mas nas paróquias que estão no centro, nas grandes avenidas –, se houver um confessionário com a luz acesa, há sempre pessoas que vão. Sempre! Uma paróquia acolhedora. E nós, bispos, devemos interpelar os padres sobre isto: “Como está a tua paróquia? E tu sais? Visitas os presos, os doentes, as velhinhas? E com as crianças, que fazes?”
A paróquia é importante. Alguns dizem que a paróquia está ultrapassada; agora é o tempo dos movimentos. Isso não é verdade! Os movimentos ajudam, mas não devem colocar-se como alternativa à paróquia: devem ajudar na paróquia, fazer caminhar a paróquia, como faz a Congregação Mariana, como faz a Ação Católica e muitas outras realidades. Correr atrás de novidades, pôr de lado a estrutura paroquial? Aquilo que vos digo talvez possa parecer uma heresia, mas é assim como eu a vivo: creio que é uma realidade análoga à estrutura episcopal; diferente, mas análoga.
Na paróquia não se toca: deve permanecer como um local de criatividade, referência, maternidade e o mais que seja; e, dentro disso, exercitar a capacidade inventiva. E quando uma paróquia procede assim, realiza-se aquilo a que chamei – isso a propósito dos discípulos missionários – a “paróquia em saída”.
É preciso inventar, procurar, sair; procurar as pessoas, penetrar nas dificuldades das pessoas. Hoje, uma paróquia-escritório não serve, porque as pessoas não são disciplinadas. Vós tendes um povo disciplinado, e isso é uma graça de Deus.
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Dom Edson José Oriolo**bispo da Igreja particular de Leopoldina-MG, escreve para diversas revistas e periódicos sobre gestão eclesial, pastoral urbana e paróquias. E-mail: edsonoriolo@uol.com.br