Leituras: Zc 2,14-17 | Lc 1,46-55 | Mt 12,46-50
Hoje, ao encerrarmos esta belíssima Festa de Nossa Senhora da Apresentação, somos convidados a contemplar o mistério da entrega, da consagração e da pertença total a Deus. Celebramos Maria, aquela que, ainda menina, foi apresentada no Templo, sinal de uma vida inteiramente dedicada ao Senhor. E nesta cidade de Natal, que a tem como padroeira, renovamos nossa fé e nossa missão como povo consagrado.
“Exulta de alegria, filha de Sião!” (Zc 2,14)
A profecia de Zacarias nos chama à alegria porque o Senhor habita no meio de nós. Maria, apresentada no Templo, é a arca viva da nova aliança. Ela é o Templo onde Deus escolheu fazer morada. Sua apresentação não foi apenas um rito, mas um gesto profético: Deus preparava nela a morada para o Verbo.
Hoje, ao vermos a imagem de Nossa Senhora percorrer as águas do Potengi, ser acolhida na Pedra do Rosário e venerada por tantos fiéis, somos lembrados de que Deus continua a visitar seu povo. Maria é a presença materna que nos aponta para Jesus, o verdadeiro Templo, o verdadeiro Filho.
“Minha alma engrandece o Senhor…” (Lc 1,46)
O Magnificat, entoado por Maria, é a resposta de quem se reconhece pequena, mas escolhida. É o cântico dos humildes, dos que confiam, dos que se colocam nas mãos de Deus. Maria canta porque sabe que sua vida é dom e missão.
Quantas pessoas, nesta festa, também cantaram com Maria! Crianças, jovens, idosos, famílias inteiras… Todos vieram à casa da Mãe para agradecer, pedir, louvar. E como Maria, somos chamados a engrandecer o Senhor com nossa vida, com nossa entrega, com nossa missão.
“Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” (Mt 12,48)
No Evangelho, Jesus nos revela que a verdadeira família é formada por aqueles que fazem a vontade do Pai. Maria é a primeira discípula, aquela que escutou, acolheu e viveu a Palavra. Sua apresentação no Templo é o início de uma vida de obediência e amor.
Hoje, ao encerrarmos esta festa, somos convidados a renovar nossa consagração. Ser família de Jesus é viver como Maria: atentos à Palavra, disponíveis à missão, abertos ao serviço. Que esta festa não seja apenas um evento, mas um marco espiritual em nossa caminhada de fé.
Querido povo de Deus, que Nossa Senhora da Apresentação continue a interceder por esta cidade, por suas famílias, por seus jovens e crianças, por seus sacerdotes e diáconos, reliosos e religiosas, agentes de pastoral, missionários consagrados, fieis habitantes deste terrra, por todos os que se consagram ao serviço do Reino.
Enfim, que cada um nós tenha a certeza de que somos apresentados ao Pai por Maria, e que nossa vida, como a dela, seja um “sim” generoso e fecundo. Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!
"Onde esta imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá"
Já que você chegou até aqui, que tal ficar mais bem informado sobre o que acontece na Igreja Católica, clique neste (LINK) e siga o Canal da CAD Natal no WhatsApp, aqui, você fica bem informado.

