Breve histórico do novo Bispo de Roma, o Sumo Pontífice Leão XIV, Papa da Igreja Católica Apostólica Romana
Formação e Ministério:
- Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977, professando os votos solenes em 1981.
- Obteve o bacharelado em Matemática pela Universidade Villanova em 1977 e o mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union em Chicago em 1982.
- Foi ordenado sacerdote em Roma, em 19 de junho de 1982.
- Prosseguiu seus estudos em Roma, obtendo licenciatura e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum) em 1984 e 1987, respectivamente.
Atuação Missionária e na Ordem Agostiniana:
- Dedicou muitos anos ao trabalho missionário no Peru, de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998, servindo como pároco, oficial diocesano, professor de seminário e administrador.
- Nos Estados Unidos, atuou na formação vocacional e como diretor de missões para a Província Agostiniana de Chicago (1987-1988 e 1998-2001).
- Retornando ao Peru, liderou o seminário agostiniano de Trujillo por dez anos, onde também ensinou Direito Canônico no seminário diocesano e atuou como juiz do tribunal eclesiástico regional e membro do Colégio de Consultores de Trujillo.
- Em 1999, foi eleito Prior Provincial da Província Agostiniana "Mãe do Bom Conselho" de Chicago.
- Em 2001, foi eleito Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos, sendo confirmado em 2007.
Serviço na Cúria Romana:
- Em 30 de janeiro de 2023, o Papa Francisco o nomeou Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina,1 elevando-o à dignidade de arcebispo.
- Foi criado Cardeal no Consistório de 30 de setembro de 2023, recebendo a diaconia de Santa Mônica.
- Em 6 de fevereiro de 2025, foi elevado à ordem dos bispos pelo Papa Francisco, recebendo o título da Igreja Suburbicária de Albano.
Eleição como Papa Leão XIV:
- Após o Conclave iniciado em 7 de maio de 2025, o Cardeal Robert Francis Prevost foi eleito Bispo de Roma e Sumo Pontífice da Igreja Católica em 8 de maio de 2025, adotando o nome de Leão XIV. A fumaça branca anunciando sua eleição surgiu da Capela Sistina na tarde de hoje.
A escolha do nome Leão XIV remete a Papas anteriores com esse nome, como Leão XIII, conhecido por sua encíclica "Rerum Novarum" e por buscar diálogo com o mundo moderno. Espera-se que o pontificado de Leão XIV continue o legado de abertura e serviço da Igreja, com uma atenção especial aos mais necessitados e aos desafios do mundo contemporâneo.
Este é um momento de grande significado para a Igreja Católica, e acompanharemos com atenção os primeiros passos e as orientações do Papa Leão XIV.
