segunda-feira, 7 de abril de 2025

Terça-feira da 5ª Semana da Quaresma

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

A liturgia desta terça-feira nos convida a contemplar o amor misericordioso de Deus, mesmo diante da rebeldia e das infidelidades do Seu povo. As leituras de hoje trazem mensagens profundas sobre pecado, arrependimento e salvação.

No livro de Números, vemos o povo de Israel caminhando pelo deserto, desanimado e impaciente. Eles murmuram contra Deus e Moisés, esquecendo-se de todos os sinais e maravilhas que o Senhor já havia operado em favor deles. O pecado da murmuração e da ingratidão os afasta de Deus, e as serpentes venenosas, consequência do pecado, começam a feri-los. No entanto, Deus, em Sua infinita misericórdia, oferece um sinal de cura e salvação: a serpente de bronze. Aqueles que, arrependidos, olhavam para ela eram curados. Esse episódio nos lembra que Deus nunca abandona o pecador, mas sempre oferece a chance de retornar a Ele.

O Salmo responsorial reforça o clamor do homem que sofre e busca a misericórdia divina: "Senhor, escutai a minha prece, e chegue até vós o meu clamor!" Aqui percebemos a força da oração sincera, que brota de um coração necessitado e confiante no amor de Deus.

No Evangelho, Jesus fala aos fariseus com palavras duras e, ao mesmo tempo, carregadas de verdade e esperança. Ele se apresenta como aquele que é enviado pelo Pai, o Filho de Deus, aquele que será "levantado" – numa referência direta à cruz. O mistério da cruz é o ponto de encontro entre o pecado da humanidade e a misericórdia divina. É na cruz que a salvação é oferecida a todos os que creem. Jesus nos chama à conversão, ao reconhecimento de que, sem Ele, "morreremos em nossos pecados". No entanto, Ele também nos convida a viver a luz de Sua verdade, a confiar em Sua presença salvadora.

Querido povo de Deus, as leituras de hoje nos ensinam que, mesmo nas situações de sofrimento e desespero, Deus nos oferece um caminho de salvação. Somos convidados a olhar para a cruz de Cristo, a enxergar nela a manifestação do amor de Deus que cura e liberta. Que a Quaresma seja para nós um tempo de conversão sincera, de abandono do pecado e de renovação de nossa confiança no Senhor.

Oremos para que, iluminados pela Palavra de Deus, possamos reconhecer nossas faltas, buscar o perdão e nos comprometer em viver como discípulos fiéis, olhando sempre para Jesus, nosso Salvador.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site