Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!
Nesta noite santa, a mais solene de todo o ano litúrgico, reunimo-nos em vigília, à espera da grande notícia: Cristo ressuscitou! A Igreja nos convida a percorrer a história da salvação através das leituras, como quem caminha das trevas para a luz, da morte para a vida.
A primeira leitura, do Gênesis, nos recorda a obra criadora de Deus. Ele fez todas as coisas e viu que eram boas. Em Jesus, contemplamos uma nova criação, pois pelo seu sacrifício redentor, a humanidade é recriada para a vida eterna. Como Deus separou a luz das trevas, hoje celebramos a vitória da luz sobre as trevas do pecado e da morte.
O Salmo nos convida ao louvor jubiloso: "Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! 'Eterna é a sua misericórdia!" Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! Não estamos diante de um dia comum, mas do dia que transformou toda a história humana, o dia da Ressurreição.
Na carta aos Romanos, São Paulo nos lembra que pelo batismo somos mergulhados na morte de Cristo para ressuscitar com Ele. A nossa vida cristã deve ser uma contínua renovação, um testemunho de que já não pertencemos às trevas, mas caminhamos na luz da vida nova.
O Evangelho nos apresenta o mistério desta noite: as mulheres vão ao túmulo ao amanhecer e encontram a pedra removida. O corpo de Jesus não está ali. Ouve-se a pergunta que ecoa até nós: “Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo?” Esta é a questão central para a nossa fé. Às vezes, buscamos sentido e respostas em lugares que já não podem nos dar vida. Mas hoje somos chamados a olhar para Cristo Ressuscitado, a depositar nele a nossa esperança.
Que esta noite nos renove na alegria da fé! Que a luz do Ressuscitado ilumine nossos corações e fortaleça nossa missão de anunciar ao mundo que Cristo vive!
Aleluia! Aleluia! Feliz Páscoa!
Por Diácono Edson Araújo