sexta-feira, 11 de abril de 2025

Sábado da 5ª Semana da Quaresma

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

Estamos nos aproximando da celebração central da nossa fé: a Páscoa de Nosso Senhor. As leituras de hoje nos convidam a refletir sobre a unidade que Deus deseja para o seu povo e sobre o plano salvífico que culmina na ressurreição de Cristo.

Na primeira leitura, o profeta Ezequiel nos traz a promessa de Deus de reunir Israel, um povo disperso e dividido. Ele declara: "Farei deles uma só nação [...] e o meu servo Davi será o rei de todos eles" (Ez 37,21-24). Aqui, vemos a figura de Jesus como o Bom Pastor, aquele que não apenas governa, mas une e reconstrói o seu povo. Deus é o arquiteto de uma aliança eterna, prometendo habitar no meio do seu povo, trazendo vida nova e esperança onde antes havia divisão e exílio.

O salmo responsorial ecoa essa mensagem, proclamando o retorno do povo de Deus com alegria: "Ele guardará o seu povo como um pastor" (Jr 31,10). Deus é o pastor fiel que guia suas ovelhas para a segurança, a paz e a alegria, lembrando-nos de que somos sempre amados e protegidos.

No Evangelho de João, vemos a tensão que antecede a paixão de Cristo. Muitos, ao testemunharem os sinais de Jesus, acreditavam nele, mas outros, com medo das mudanças que ele trazia, conspiravam contra ele. A profecia de Caifás revela, mesmo que sem intenção, a profundidade do plano divino: "É melhor que um só homem morra pelo povo do que pereça a nação inteira" (Jo 11,50). Jesus não apenas morre por uma nação, mas por toda a humanidade, para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos (Jo 11,52).

Querido povo de Deus, essas leituras nos preparam para mergulhar no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Somos chamados a refletir sobre como estamos contribuindo para a unidade que Deus deseja em nossas famílias, comunidades e na sociedade. Assim como Jesus entregou sua vida para nos unir em um só corpo, somos convidados a renunciar ao egoísmo e abraçar o amor sacrificial.

Que esta Quaresma nos ajude a fortalecer nossos laços de amor com Deus e com o próximo. Confiemos na promessa divina de um futuro cheio de esperança e permitamos que o Espírito Santo renove nossos corações, preparando-nos para a alegria da Páscoa.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site