quarta-feira, 16 de abril de 2025

Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

Nesta quinta-feira, iniciamos o Tríduo Pascal, o coração do mistério da nossa fé. Reunidos neste dia, somos convidados a entrar profundamente no mistério da Eucaristia, do serviço e do amor até o fim. Nesta Missa da Ceia do Senhor, contemplamos três gestos marcantes de Jesus: a instituição da Eucaristia, o mandamento do amor e o lava-pés.

No Evangelho (Jo 13,1-15), Jesus, sabendo que estava para passar deste mundo para o Pai, realiza um gesto que desconcerta: Ele, o Mestre e Senhor, lava os pés dos discípulos. Pedro se recusa: "Tu nunca me lavarás os pés!". Mas Jesus responde: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo.”

Este gesto nos revela o sentido mais profundo da missão de Jesus: servir com humildade, amar até o fim, abaixar-se para levantar o outro. Ele nos mostra que não se trata apenas de ritos ou palavras, mas de viver o amor concreto, que se ajoelha diante do irmão, especialmente o mais frágil, o excluído, o esquecido.

Ao mesmo tempo, celebramos a instituição da Eucaristia: "Isto é o meu corpo que é dado por vós". Ao partir o pão e oferecer o cálice, Jesus antecipa sua entrega na cruz. Ele se faz alimento de vida, presença viva no meio de nós.

Querido povo de Deus, participar desta celebração é mais do que recordar: é atualizar. Hoje, Ele se faz presente no altar e nos convida a fazer o mesmo: partilhar, servir, amar. Não há Eucaristia verdadeira sem o compromisso com o irmão. Não há comunhão com Cristo sem comunhão com os outros.

E não podemos esquecer: neste dia, Jesus também institui o sacerdócio. Rezemos pelos nossos padres, para que sejam sempre servos do altar e do povo, à imagem de Cristo servo. Rezemos também pelas vocações, pelos diáconos permanentes que estão sempre a serviço de Deus através da Igreja, e também para que muitos respondam com generosidade ao chamado de Deus.

Por fim, que nossos corações estejam cheios de gratidão, mas também de disposição. Somos chamados a ser “Eucaristia viva” no mundo, presença de Jesus onde há dor, solidão, fome, injustiça.

Que a celebração da Ceia do Senhor nos transforme. Que, lavados por Cristo, possamos lavar os pés dos irmãos com amor, humildade e generosidade.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site