quarta-feira, 19 de março de 2025

Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

Hoje a Igreja celebra com alegria a Solenidade de São José, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria e guardião da Sagrada Família. Neste dia, a Palavra de Deus nos conduz a meditar sobre a vida e a missão desse grande santo, modelo de fé, obediência e amor. 

Na primeira leitura, do Segundo Livro de Samuel, Deus faz uma promessa a Davi, assegurando que a sua descendência será perpétua. Essa profecia encontra seu pleno cumprimento em Jesus Cristo, da linhagem de Davi, que vem ao mundo sob os cuidados de São José. Embora José não seja o pai biológico de Jesus, ele é o pai adotivo, escolhido por Deus para proteger e cuidar do Salvador. Assim, José participa do plano divino como colaborador fiel, sendo parte essencial no cumprimento da promessa de Deus.

No Salmo, ouvimos sobre a fidelidade de Deus às Suas promessas: “Eis que a sua descendência durará eternamente”. São José é testemunha dessa fidelidade divina. Ele nos ensina que confiar em Deus, mesmo sem compreender todos os Seus desígnios, é o caminho para a verdadeira realização. José não questiona a vontade de Deus, mas age com fé e coragem, tornando-se o guardião do Emanuel, Deus conosco.

Na segunda leitura, da Carta aos Romanos, São Paulo nos apresenta Abraão como exemplo de fé. Abraão acreditou na promessa de Deus e se tornou o pai de muitas nações. Da mesma forma, José foi um homem de fé inabalável. Ele acolheu o anúncio do anjo e aceitou Maria como sua esposa, apesar das circunstâncias extraordinárias. Foi pela fé que José desempenhou seu papel de protetor e servo fiel do mistério da encarnação.

O Evangelho de Mateus nos mostra como José reage à notícia da gravidez de Maria. Sua primeira reação é a de um homem justo, que não deseja expor Maria à vergonha pública. Mas o anjo do Senhor o convida a uma missão maior, e ele, em obediência, toma Maria e Jesus sob seus cuidados.

São José é um exemplo extraordinário para todos nós. Ele nos ensina o valor da humildade, do trabalho e da obediência à vontade de Deus. Em um mundo que muitas vezes valoriza apenas o que é grandioso e visível, José nos lembra que o mais importante é ser fiel no cotidiano, nas pequenas coisas, nos bastidores.

Hoje, somos convidados a olhar para São José como modelo de vida cristã. Que possamos aprender com ele a colocar Deus no centro das nossas vidas, a confiar nas promessas divinas e a servir com amor. Que São José interceda por nós, para que possamos, como ele, ser colaboradores no plano de salvação de Deus.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

NOTÍCIAS DA CNBB

NOTÍCIAS DO VATICANO

Olá, paz e bem, deixe sua mensagem que em breve responderemos a você com muita alegria!

RD STATION Clique aqui e adicione grátis o botão do WhatsApp em seu site