Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!
Hoje celebramos a memória de Santa Inês, uma jovem virgem e mártir que, com sua vida, deu um testemunho eloquente de fé e amor a Deus. Na sua breve existência, Inês nos mostrou o verdadeiro significado de entregar-se inteiramente a Cristo, resistindo a todas as pressões e tentações do mundo.
Primeira Leitura: Hb 6,10-20
Na primeira leitura, ouvimos o autor da Epístola aos Hebreus nos encorajando a manter a esperança e a perseverança na fé. Ele nos lembra que Deus não é injusto e se lembra das ações de amor que realizamos em Seu nome. Somos chamados a seguir o exemplo de aqueles que, com fé e paciência, herdaram as promessas de Deus. Santa Inês, com sua fé inabalável, é um perfeito exemplo disso. Ela confiou plenamente em Deus e seguiu os Seus caminhos, mesmo diante de uma morte cruel.
Salmo Responsorial: Sl 110(111),1-2.4-5.9 e 10c (R. 5b)
Neste salmo, exaltamos as obras maravilhosas do Senhor, que são dignas de louvor e gratidão. Deus é fiel e justo, e Sua misericórdia dura para sempre. Santa Inês certamente entoava cânticos de louvor a Deus, reconhecendo Suas grandes obras na sua vida. Devemos também, como ela, louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele nos dá e nos inspira a fazer.
Evangelho: Mc 2,23-28
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que a lei deve estar a serviço do bem-estar humano. Ele afirma que “o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado” (Mc 2,27). Com isso, Cristo nos mostra que as observâncias religiosas devem ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus, e não serem fardos que as oprimem. Santa Inês compreendia profundamente essa verdade. Ela viveu uma vida de santidade e amor, colocando sempre Deus e os outros acima de si mesma.
Querido povo de Deus
Refletindo sobre a vida de Santa Inês, podemos ver um exemplo resplandecente de alguém que compreendeu e viveu segundo os ensinamentos de Cristo. Sua pureza, fé e firmeza de espírito são inspiradoras e nos convidam a crescer na nossa própria caminhada espiritual. Que possamos, como Inês, confiar no Senhor e viver segundo Sua vontade, sendo testemunhas vivas do amor de Deus no mundo.
Que a memória de Santa Inês nos fortaleça e nos inspire a sermos firmes na fé e generosos no amor, sempre lembrando das palavras de Jesus: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.
Assim seja!
Por Diácono Edson Araújo