segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

Olá, povo de Deus, paz e bem para vocês também!

Vamos refletir juntos sobre as leituras desta segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum. Estas leituras nos trazem uma mensagem poderosa sobre a aliança e a salvação que encontramos em Cristo.

Primeira Leitura: Hb 9,15.24-28

A leitura da Carta aos Hebreus nos fala sobre Jesus como o mediador da nova aliança. Ele entrou no céu, não com sangue de animais, mas com seu próprio sangue, para nos purificar dos pecados. Sua morte é o sacrifício perfeito que nos garante a redenção eterna. Esse ato de amor e sacrifício nos chama a viver de acordo com a nova aliança, com gratidão e compromisso com os ensinamentos de Cristo.

Salmo Responsorial: Sl 97(98)

O Salmo 97 é um cântico de louvor ao Senhor pelas maravilhas que Ele fez. "Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas!" Este salmo nos lembra de proclamar a salvação de Deus e a sua justiça diante das nações. Devemos reconhecer e celebrar a fidelidade e a graça de Deus em nossas vidas, convidando todos a participar deste louvor.

Evangelho: Mc 3,22-30

No Evangelho de Marcos, Jesus enfrenta a acusação dos escribas que dizem que Ele expulsa demônios pelo poder de Belzebu. Jesus responde com sabedoria, mostrando a contradição dessa acusação: como Satanás pode expulsar Satanás? Ele enfatiza a importância de reconhecer o poder do Espírito Santo e alerta contra o pecado de blasfêmia contra o Espírito, que é imperdoável.

Querido povo de Deus

Ao refletirmos sobre essas leituras, somos convidados a reconhecer a grandeza do sacrifício de Cristo por nós e a viver em gratidão pela nova aliança que Ele nos oferece. A Carta aos Hebreus nos lembra que fomos redimidos não por qualquer sacrifício, mas pelo sacrifício perfeito de Jesus, que nos purifica de todos os nossos pecados. Este é um chamado para que vivamos uma vida transformada, em consonância com os ensinamentos de Cristo, valorizando a redenção que Ele nos trouxe.

O Salmo responsorial nos convida a louvar a Deus por Suas maravilhas e a proclamar Suas obras diante das nações. É um lembrete de que nossa fé não deve ser vivida em silêncio, mas deve ser compartilhada com alegria e entusiasmo, para que todos possam conhecer a bondade e a justiça de Deus.

No Evangelho, Jesus nos ensina a discernir e a reconhecer o verdadeiro poder do Espírito Santo. Ele nos adverte sobre os perigos da blasfêmia e nos chama a viver em sintonia com o Espírito, que é fonte de toda a verdade e bondade. Que possamos abrir nossos corações ao Espírito Santo e permitir que Ele nos guie em todos os aspectos de nossas vidas.

Que estas reflexões nos ajudem a viver de acordo com a nova aliança em Cristo, louvando a Deus pelas Suas maravilhas e buscando sempre a orientação do Espírito Santo.

Assim seja!

Por Diácono Edson Araújo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS