Participou, também, da celebração de abertura, o padre Ernanne Pinheiro, primeiro secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep).
Para o secretário-executivo do Cefep, Jardel Neves Lopes, o início de uma nova turma fortalece, ainda mais, a missão e o trabalho do Centro. “Nesse ano em que celebramos 20 anos de existência, o Curso Nacional de Fé e Política é uma oportunidade de darmos seguimento a um projeto que pretende contribuir com a transformação da nossa sociedade por meio de uma formação consistente e aprofundada de lideranças”, destaca Jardel.
Sobre a formação
Realizado em parceria entre o Cefep com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a formação tem como objetivo formar cristãos para a missão política, favorecendo-lhes a aquisição de competência e habilitação para agir no complexo campo da política, em vista da participação na construção de uma sociedade justa e solidária, à luz do Ensino Social da Igreja e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
A programação do curso prevê o aprofundamento de conteúdos como o contexto contemporâneo, cultura e formação do povo brasileiro, democracias no mundo, fé e política na Igreja e oficinas práticas.
A primeira etapa presencial, que tem como tema “Igreja e as transformações da sociedade”, terá duração de 9 dias. A metodologia do curso prioriza a construção coletiva tendo cada participante como sujeito no processo de formação e na construção do saber em todos os níveis. Serão módulos presenciais, EAD, e seminários regionais.
Participam da formação 47 cursistas, entre leigos, padres e seminaristas, vindos de todas as regiões do país, representando 17 estados. Assessores e assessoras convidados facilitarão a primeira etapa presencial que segue até o próximo dia 1º de fevereiro na Casa de Retiro Assunção.