sábado, 18 de janeiro de 2025

A Igreja como propagadora da verdade diante das notícias falsas

📷omerfarukguler/Shutterstock


Matéria especial do Portal A12 mostra o combate da Igreja contra a desinformação no ambiente digital

Por Beatriz Nery

Vivemos em uma era marcada pelo uso excessivo das tecnologias e compartilhamento massivo de informações. Hoje, os brasileiros conectados passam 9 horas e 13 minutos por dia na internet, em média. A maior parte desse tempo, cerca de 57,6% do dia, é gasto em smartphones, afirma pesquisa feita pela We Are Social e Meltwater.

Porém, diante de tanta notícia e conteúdo sendo compartilhado a todo momento, a desinformação busca seu espaço e desafia valores fundamentais, como a verdade e a justiça. Em 2018, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) dos Estados Unidos afirmou que as chamadas “fake news” se espalham 70% mais rápido que notícias verdadeiras.

A Igreja Católica, que está presente nos meios digitais, pautada pelos ensinamentos do Evangelho, desempenha um papel essencial na promoção de uma comunicação ética e transformadora.

A Inteligência Artificial e o Perigo da Desinformação


Com a ascensão da inteligência artificial, o cenário da comunicação se tornou mais complexo. Moisés Sbardelotto, doutor em Comunicação, alerta:

“Essas máquinas podem produzir automaticamente uma quantidade imensurável de informações, nem sempre verídicas. Isso torna a comunicação extremamente desafiadora, até mesmo perigosa para a democracia e a sociedade civil.”

A produção massiva de conteúdos exige um olhar e conhecimentos críticos. Sem discernimento e checagem, corremos o risco de amplificar falsas informações que comprometem o compromisso com a verdade. Nesse sentido, a Igreja se destaca ao trazer princípios do Evangelho para a comunicação. Moisés reforça:

“Os comunicadores cristãos que se pautam pelos valores do Evangelho, como a dignidade da pessoa humana e o bem comum, que ajudam a construir uma sociedade mais justa e pacífica.”

As redes sociais como um meio de Evangelização


As mídias digitais se tornaram ferramentas indispensáveis na evangelização. Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB observa que a “diplomacia da verdade”, mencionada pelo Papa Francisco, é essencial nesse ambiente:

“Evangelizar é buscar sempre dizer a verdade. Vivemos em um tempo maravilhoso, com meios que permitem conexão e difusão de notícias, mas que também são usados para mentiras e golpes. Precisamos estar atentos”.

Os influenciadores cristãos têm um papel fundamental, mas Moisés alerta para os riscos:

“Muitos influenciadores promovem processos de desinformação. É essencial que a comunicação cristã seja pautada pelos valores do Evangelho e em comunhão com a Igreja.”

Portal A12: referência digital do Santuário Nacional e informações da Igreja

Há 15 anos, o portal de notícias da Casa da Mãe, o A12, se consolida no digital em seu compromisso de entrevistar, checar e informar com responsabilidade e verdade, notícias que tragam aprendizado, reflexões e fé com mais de dois milhões de acessos no ano, aos devotos-internautas que enxergam no Santuário Nacional um pedacinho do céu.

Como sugestão de conteúdo, existe uma página dentro do A12 chamada “Dúvidas religiosas” que tem como principal objetivo sanar possíveis dúvidas sobre a Igreja, liturgia, Catecismo da Igreja Católica, a Palavra de Deus e o modo de viver do cristão. Acesse e confira!

Fonte: Agencia Brasil/Correio Brasiliense/Jornal da USP

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