Olá, povo de Deus, Feliz Natal para vocês também!
Queridos irmãos e irmãs, é com imensa alegria que nos reunimos hoje para refletir sobre a Palavra de Deus e celebrar a grandeza do mistério da Encarnação. As leituras de hoje nos trazem uma mensagem de esperança, salvação e redenção, destacando o amor infinito de Deus que se manifestou em Jesus Cristo.
Isaías 52,7-10 O profeta Isaías nos apresenta uma visão jubilosa da vinda do mensageiro de boas novas: “Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação” (Is 52,7). Este anúncio de paz e salvação é uma antecipação da vinda de Jesus, que traz a verdadeira libertação e restauração ao povo de Deus. O Senhor conforta e redime Seu povo, revelando Sua glória a todas as nações.
Salmo 97(98) O salmo responsorial nos convida a cantar um cântico novo ao Senhor, proclamando Suas maravilhas e a salvação que Ele realizou: “Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele fez maravilhas” (Sl 97,1). O salmista celebra a fidelidade e o amor de Deus, que se manifestam na salvação de Seu povo. Este cântico de louvor reflete a alegria e a gratidão pelo grande dom da redenção.
Hebreus 1,1-6 Na carta aos Hebreus, somos lembrados de que Deus falou de muitas maneiras ao longo dos tempos, mas nos últimos dias Ele nos falou por meio do Filho: “Neste final dos tempos, ele nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o mundo” (Hb 1,2). Jesus é a plena revelação de Deus, a expressão exata de Seu ser. Ele veio ao mundo para purificar nossos pecados e nos trazer a graça e a verdade.
João 1,1-18 O prólogo do Evangelho de João nos leva às profundezas do mistério da Encarnação: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus” (Jo 1,1). A Palavra, que é Jesus, estava com Deus desde o início e por meio dela tudo foi criado. Esta Palavra se fez carne e habitou entre nós, trazendo luz às nossas trevas e vida eterna à humanidade. João Batista veio como testemunha dessa luz, apontando para Jesus, o verdadeiro luz do mundo.
Querido povo de Deus
As leituras de hoje nos convidam a contemplar a beleza e a profundidade do amor de Deus, que se manifestou de forma plena e tangível em Jesus Cristo. Ele é a Palavra eterna que se fez carne, habitando entre nós para nos trazer a salvação. Como o profeta Isaías anunciou, Ele é o mensageiro de boas novas, que traz paz e redenção.
O salmo nos chama a responder a esse grande dom com louvor e gratidão, reconhecendo as maravilhas que Deus fez em nossas vidas. A carta aos Hebreus nos lembra da singularidade de Jesus, a revelação suprema de Deus, que nos fala e nos purifica com Sua presença.
Ao contemplar o prólogo do Evangelho de João, somos convidados a abrir nossos corações para a luz de Cristo, permitindo que ela ilumine todas as áreas de nossa vida. Que possamos acolher essa luz com fé e alegria, vivendo como filhos de Deus e refletindo Sua glória no mundo.
Enfim, que nesta celebração possamos renovar nossa fé e nosso compromisso com Jesus Cristo, a Palavra que se fez carne. Que a luz de Sua presença brilhe em nossas vidas, guiando-nos no caminho da verdade e da paz. Louvemos ao Senhor por Seu amor infinito e por nos ter dado Seu Filho como Salvador e Redentor.
Amém.
Por Diácono Edson Araújjo