É com grande alegria que hoje nos reunimos nas mais diversas igrejas, paróquias e comunidades para celebrar o nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo. As leituras de hoje nos trazem uma mensagem de esperança, alegria e redenção, recordando-nos do grande amor de Deus que se manifestou na Encarnação de Seu Filho.
Isaías 9,1-6 O profeta Isaías nos oferece uma profecia poderosa e consoladora: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu” (Is 9,1). Esta luz é Jesus, o Príncipe da Paz, que veio para trazer alegria e libertação a todos nós. O anúncio do nascimento de um menino que será chamado de “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz” nos enche de esperança e alegria.
Salmo 95(96) O salmo responsorial é um cântico de louvor e adoração: “Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras!” (Sl 95,1). Este salmo nos convida a proclamar as maravilhas de Deus e a exultar de alegria pela salvação que Ele nos trouxe.
Tito 2,11-14 Na carta a Tito, São Paulo nos lembra que “a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens” (Tt 2,11). Esta graça nos chama a viver de maneira justa e piedosa, aguardando a bem-aventurada esperança da segunda vinda de Cristo. A Encarnação de Jesus é um convite à transformação de nossas vidas, para que possamos viver conforme Sua vontade e sermos zelosos nas boas obras.
Lucas 2,1-14 No evangelho de Lucas, encontramos o relato do nascimento de Jesus em Belém. José e Maria vão a Belém para o recenseamento, e ali Maria dá à luz seu filho primogênito, envolvendo-o em faixas e deitando-o numa manjedoura. Naquela mesma região, os pastores recebem a mensagem do anjo: “Não temais, eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11). Este anúncio é seguido por uma multidão de anjos louvando a Deus e proclamando paz na terra.
Querido povo de Deus
Somos convidados a refletir sobre a grandeza do mistério da Encarnação. Deus se fez homem e veio habitar entre nós, trazendo luz às nossas trevas e esperança às nossas vidas. O nascimento de Jesus é um sinal do amor infinito de Deus, que não nos abandona, mas nos busca e nos redime.
A alegria dos pastores ao ouvir o anúncio do anjo é um chamado para que também nós nos alegremos e proclamemos a boa nova do nascimento de Jesus. Ele é o Príncipe da Paz, que veio para nos reconciliar com Deus e uns com os outros. Sua presença em nossas vidas transforma tudo, nos chamando a viver de acordo com Seus ensinamentos e a sermos portadores de Sua paz e amor.
Enfim, ao celebrarmos o nascimento de Jesus, que nossos corações se encham de alegria, esperança e gratidão. Que possamos acolher o Salvador com um coração aberto e disposto a seguir Seus passos. Que a luz de Cristo brilhe em nossas vidas, iluminando nosso caminho e nos conduzindo à paz e à verdadeira felicidade.
Assim seja!
Por Diácono Edson Araújo