O Vitor Inácio, da diocese de Jales (SP), ressalta a importância do curso para ajudar as lideranças católicas a compreenderem a relação entre fé e política.
“As pessoas acham que uma coisa não tem nada a ver com a outra. E na verdade está interligado. A fé pode contribuir muito para iluminar estes espaços e na qualidade de vida das pessoas e das políticas públicas. Os ensinamentos da Igreja, sua Doutrina Social e o magistério do Papa Francisco tem muito a ensinar”, disse.
Perfil dos participantes
Nesta 9° turma, se matricularam inicialmente 43 estudantes, sendo a maioria da região sudeste do país com 15 cursistas. A região Norte vem em seguida com 11 representantes e 9 vindos da região Nordeste do país. Um ponto de destaque desta 9° turma, é a atuação de grande parte dos cursistas (91% do total) em atividades político-sociais e em conselhos de direito, demonstrando um alto grau de envolvimento em várias instâncias de atuação na sociedade.
Dos 43 inscritos, 16 declararam que são filiados a algum partido político. Cerca de 77 % dos cursistas possuem formação acadêmica em nível superior já concluídas, sendo que 10 deles já possuem o nível de especialização em suas respectivas áreas de atuação profissional.
O curso tem duração de dois anos e uma carga horária total de 360 horas. A parte presencial conta com duas etapas presenciais e uma parte remota que é feita por plataformas digitais como Moodle e Zoom. Ao final, os participantes apresentam um trabalho de conclusão e recebem certificação como especialistas. Dentre as disciplinas que são ministradas estão Comunicação e Política; História da Formação Social, Econômica, Política e Cultural do Brasil; Ensino Sociais da Igreja; História da Política e da Economia, dentre outras.